Avanços para a instalação do Campus da UFU em Tupaciguara

Em Brasília, o prefeito Tenente Carlos, representando o município de Tupaciguara, entregou, em mãos, aos deputados federais Tenente Lúcio e Caio Nárcio, um ofício solicitando a vinda de um campus da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, para Tupaciguara.

O Prefeito Tenente Carlos e o vice-prefeito Dr. Lauro Júnior solicitaram o apoio dos deputados para que, junto ao Governo Federal, seja viabilizado um Campus da UFU em Tupaciguara com os seguintes cursos: Engenharia de Bordo, Engenharia de Transporte, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Gestão.

“Fizemos uma manifestação pública, juntamente com o poder público municipal, empresários da sociedade civil organizada, Câmara de Vereadores, a qual foi encaminhada para a Universidade Federal de Uberlândia solicitando esse novo campus. Agora fizemos um apelo político aos nossos deputados e, com o estudo, verificamos que os cursos citados vão ao encontro aos anseios de nosso Município e à demanda já existente em nossa região. Temos a vontade política, temos a disposição e daremos legalidade a esse pedido”, comenta o prefeito Tenente Carlos.

Em Uberlândia, na Câmara Municipal de Vereadores, o prefeito Tenente Carlos participou do Seminário Regional sobre o papel do ensino, com a presença dos vereadores municipais de Uberlândia, prefeitos da região, do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do presidente da Câmara de Dirigentes Logísticas de Uberlândia, Cícero Heraldo Oliveira Novaes e do deputado federal Caio Nárcio (presidente da Comissão de Educação), que presidiu o evento que discutiu sobre o ensino superior na região e dificuldades e proposições.

“Ao longo das décadas, muitas foram as tentativas frustradas em lograr autorização para o funcionamento de anexos dessa renomada instituição de ensino em nossa cidade. E, com o planejamento do Complexo Educacional que conta com a seguinte estrutura: uma Escola Técnica do Brasil Profissionalizado, uma creche tipo C e uma escola de seis salas (em fase final de construção), vimos crescer nosso aspiração em viabilizar, em parceria com a UFU, cinco cursos na área de tecnologias/engenharia, não existentes em nenhum dos CAMPI da Universidade”, salienta o prefeito Tenente Carlos.

O prefeito Tenente Carlos, na oportunidade, ressaltou que, diariamente, 12 ônibus lotados deixam o Município para transportar universitários para cidades circunvizinhas. Fato esse que, além de dispendioso, gera preocupação a pais e sociedade em geral. Ainda, afirmou que o Município conta com imóveis que poderão ser destinados ao campus, fazendo, assim, economia ao Governo Federal e agilizando a almejada autorização do campus em Tupaciguara.

Dirigindo-se ao reitor da Universidade e ao Deputado Caio Nárcio que presidia o seminário, o prefeito Tenente Carlos salientou  a realidade local e o desejo da implementação do novo campus da Universidade Federal de Uberlândia, em Tupaciguara, “Considerando nosso contexto atual e, sobretudo, a capacidade que nosso povo tem de empreender e mobilizar-se em prol de políticas públicas que fomentem o crescimento e o desenvolvimento do coletivo, vimos apresentar-lhes nosso empenho e desejo de tornar a supracitada aspiração em realidade. Assim, pedimos vossa presteza e solicitude em considerar as inúmeras manifestações por escrito de que tal ensejo se traduza em ações reais em benefício de um povo empreendedor e estudioso, que levou sua cidade a ser reconhecida como ‘A Cidade que Estuda’”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.