Desenvolvimento Social

Edilamar Novais Borges  – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
34-3281-0065
desenvolvimentosocial@tupaciguara.mg.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem a função de organizar, planejar, supervisionar, coordenar e executar, em parceria com a sociedade civil.

Os programas, projetos e ações eventuais ou de natureza contínua direcionam-se à população de baixa renda  exclusão social, como forma de erradicação da pobreza e marginalização para o patamar de desenvolvimento social, nas suas diversas modalidades, tais como a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e de Média Complexidade.

O princípio da dignidade humana é a mola mestra que sustenta todo o planejamento da Assistência Social, em que materializam programas e atividades destinadas à proteção e desenvolvimento social dos grupos vulneráveis, como por exemplo, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

Em síntese, o norte que direciona o trabalho é o de implementar políticas públicas na perspectiva do SUAS, de maneira a potencializar e levar a uma promoção pessoal e familiar os usuários da assistência, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e consolidando a autonomia, fortalecendo a democratização do Estado para as transformações sociais legítimas.

E com este fim, cabe ao secretário coordenar, motivar e orientar a equipe técnica de trabalho, para que atue com base na demanda diagnosticada e devidamente planejada no município.

Outras informações