Dezembro Laranja: prevenção contra o câncer de pele

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) do Dezembro Laranja: todos devem se prevenir contra o câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais incidente no Brasil e a média é de 181 mil novos casos por ano. E existem três tipos mais comuns: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o mais grave deles, o melanoma. A doença pode aparecer, por exemplo, em forma de uma cicatriz mais funda, ou como pequenas pintas, pintas que já existiam e mudaram de cor ou cresceram, e as que sangram.

Em Tupaciguara, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá um mutirão, com dermatologista, para orientação sobre manchas, pintas, feridas na pele e encaminhar, se preciso, para exames laboratoriais. O mutirão será no dia 16 de dezembro, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Unidade Mista de Saúde Dr. Jarbas de Souza (Policlínica), a partir das 14 horas.

Os cânceres de pele, com exceção do melanoma, são mais frequentes na população adulta, porque dependem mais da exposição solar. Já o tipo melanoma também pode ser causado, além da exposição solar, por fatores genéticos. Portanto, apesar de ser mais comum em adultos, a doença pode afetar recém-nascido, criança, jovem, adulto ou idoso. E mesmo com maior incidência em pessoas de pele clara, todos precisam se prevenir.

De acordo com o Dr. Gustavo, médico dermatologista da rede municipal de saúde, os cuidados são os mesmos para qualquer idade, “Precisamos evitar a exposição excessiva aos raios solares, principalmente entre as 10h e às 16h, em todas as estações do ano e usar protetor solar e protetores físicos, como boné e roupas frescas, com mangas e tecidos específicos, já com filtro solar”, destaca o especialista.

Assim como outros tipos de câncer, as chances de cura são altas se o diagnóstico da doença for precoce. As várias formas de tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e variam de acordo com o paciente e o tipo de tumor. Por isso a Prefeitura orienta que todos busquem informações e se previnam o mais cedo possível.

“Estamos aderindo a todas as campanhas que envolvem a saúde pública, sabemos da necessidade e da urgência da população em se prevenir e orientar-se sobre as doenças, para o quanto mais cedo possível tomarem as medidas para enfrentar e combater as diferentes doenças existentes. Graças a Deus, estamos tendo um apoio muito grande da população, com a realização de mutirão e muitos comparecendo para orientação e exames. Estamos vencendo todos os obstáculos e conseguiremos, com a ajuda de todos, uma melhoria significativa para a nossa saúde municipal”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.