Mais de 6 mil animais são vacinados na campanha contra raiva animal

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Vigilância Ambiental e Sanitária, promoveu a vacinação de cães e gatos do Município (zona rural e urbana), superando a meta estipulada, vacinando mais de 6 mil animais nessa etapa.

Na zona rural de Tupaciguara, a vacinação contra a raiva animal ocorreu entre os dias 11 e 29 de julho, percorrendo mais de dois mil e setecentos quilômetros de estradas e imunizando 1696 cachorros e 235 gatos. Já na zona urbana do Município, a campanha iniciou-se no dia 07 de agosto e foi até o dia D da campanha, 13 de agosto, domingo, alcançando a marca de 3485 cães e 318 gatos vacinados nos diferentes postos de vacinação.

Segundo pesquisas, a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

“Fiquei muito feliz com o resultado da campanha anual de vacinação antirrábica canina e felina em Tupaciguara. Tivemos mais de seis mil animais, cães e gatos, vacinados nessa campanha de 2017, batemos a meta estabelecida pela Coordenação de Controle de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Isso mostra que a população está participando ativamente de todas as nossas campanhas e espero a contribuição de todos para que possamos melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.