Prefeitura de Tupaciguara adere ao Movimento Outubro Rosa

Todos os anos, no mundo inteiro, é celebrado o movimento Outubro Rosa, referente à luta contra o Câncer de Mama, pioneiro nas mortes das mulheres. A Prefeitura de Tupaciguara também entrou na luta contra esse câncer e para a conscientização do tratamento.

O movimento Outubro Rosa teve início na década de 1990, que veio para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. “Além da participação, é importante que a população tenha conscientização sobre a doença. Assim buscaremos formas de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, consequentemente, mais tratamento, tendo assim a redução da mortalidade, lembrando que só neste ano já realizamos mais de 1000 mamografias”, afirma a Secretária de Saúde Mariana Leão.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama “é um tumor resultante da multiplicação de células anormais. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início”.

Ainda de acordo com o dr. Marcos Borges, médico da rede de Tupaciguara, não há uma causa única para o câncer de mama, mas aponta que fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença e orienta que devem ficar de olho quando alguns sinais e sintomas aparecem, “É preciso fazer o auto exame, a mulher precisa se tocar e ver se existe caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor – pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja – alterações no bico do peito (mamilo) – saída espontânea de líquido de um dos mamilos – pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas), e se alguns desses sinais aparecerem, procurem imediatamente seu médico e solicitem o exame de mamografia”, destaca o dr. Marcos Borges.

“É de extrema importância que toda a população se conscientize sobre a prevenção do câncer de mama, e que levem a todos para que possam realizar o auto exame e, se encontrada alguma alteração, faz-se o exame de mamografia e realizem o tratamento conforme orientações médicas. O Movimento Outubro Rosa é, além de um movimento, uma guerra contra o câncer e uma luta para que todas se sintam bem e curem-se de todas as enfermidades relativas ao câncer com mais mortalidade entre as mulheres. Estamos buscando mais parcerias para realização de mais exames de mamografias; só em 2017, realizamos mais de 1000 exames e esperamos mais, e iremos conseguir, nossa meta é cuidar da saúde de toda a população tupaciguarense”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.