Prefeitura desenvolve parcerias e oferece curso sobre cuidado com o Idoso

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estabeleceu parceria com o Sindicato Rural de Tupaciguara para oferecer ao público referenciado do CRAS, do Abrigo Hilda Vilela e da APAE, curso com o tema Saúde na Terceira Idade e Cuidados Básicos com o Idoso. O curso ocorreu de 20 a 24 de novembro, no Centro Integrado de Arte e Cidadania – CIAC.

A capacitação foi ministrada pela equipe do SENAR (SISTEMA FAEMG SENAR) e capacitou 10 pessoas, promovendo a evolução de conhecimento em torno dos cuidados básicos com o idoso.

O curso teve com temas: segurança, estatuto do idoso; processo de envelhecimento; alterações psicológicas e sociais; cuidado e sua importância; autocuidado (ergonomia, saúde e segurança); mudança de decúbito; adaptações do ambiente, objetos e mobiliário; higiene pessoal, do ambiente e do vestuário; alimentação do idoso; estímulo do corpo; massagem de conforto; sono e repouso; doenças; procedimentos básicos de emergência em domicílio; úlcera por pressão; medicação e vacinação; direitos assegurados à pessoa idosa; organização dos dados do idoso, entre outros.

“Muito importante a prefeitura desenvolver essas parcerias e dar mais qualidade de vida para todos os envolvidos. Parabenizo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que vem trazendo grandes parcerias para diversos cursos na área social e , assim , incentivando a participação do nosso público referenciado e estimulando a prática de conhecimento e sabedoria de todos”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.