Prefeitura e Fundação Filadélfia, juntas, no projeto “Fortalecendo Famílias”

Mais de cinco mil pessoas passaram pela Praça Tancredo Neves (Policlínica) e puderam se beneficiar de ações de cidadania gratuitas, dedicadas às famílias

A Prefeitura de Tupaciguara, através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, realizou no último sábado (27), um evento voltado para o fortalecimento de vínculos familiares.

Em parceria com a Fundação Filadélfia e Igreja Assembléia de Deus de Tupaciguara, de nove da manhã até as três e meia da tarde, mais de cinco mil pessoas participaram do projeto que levou para o público presente, ações nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura, meio ambiente, lazer, entre outras.

O evento, que contou com a presença de autoridades, como a Prefeita Edilamar Novais, o vice-prefeito Jales Júnior, o Presidente da Fundação Filadéfia Sr. Neemias Miquéias, vários pastores de Igrejas evangélicas, entre eles, o Pastor da Assembléia de Deus de Tupaciguara, Marco Aurélio Menezes,  secretários municipais e vereadores, começou com um momento de oração e cantos de louvor. A banda de música “Clarins de Jerusalém”, dirigida pelo maestro Reginaldo, executou o Hino nacional brasileiro dando início às falas das autoridades.

Em seguida aos pronunciamentos, Edilamar e Jales visitaram os stands montados e cumprimentaram os participantes

No local foram distribuídas pela Secretaria de Agropecuária e IEF  330 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, com mais de 150 orientações de biólogas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Polícia Civil de Tupaciguara também esteve representada na Emissão da Carteira de Identidade. Segundo os responsáveis por este stand, 65 novas carteiras foram expedidas.

Além da carteira de identidade, também foram oferecidos serviços de expedição de carteira de trabalho e orientações jurídicas, com advogados das cidades de Tupaciguara e Uberlândia que atenderam um número expressivo de demandas.

Atrações de lazer como pula-pula, escorregador inflável, piscina de bolinha, Pintura Facial, desenhos e muitas brincadeiras fizeram a alegria da criançada que também ganhou algodão doce, geladinho, balas, bombons, pipoca e chicletes. Foram mais de 4500 geladinhos, cerca de 1000 algodões doce e 300 saquinhos surpresas. A secretaria de esportes coordenou as brincadeiras e os vencedores ganharam prêmios.

A Secretaria municipal de saúde de Tupaciguara esteve presente com ações de aferição de Pressão Arterial , controle de glicemia, orientação quanto ao cuidado com a hipertensão e diabetes, palestras sobre saúde bucal, setor de zoonoses, através de distribuição de panfletos educativos e ações de combate à dengue, que contou com a participação do Núcleo de Educação e Saúde de Uberlândia.

A Secretaria de Desenvolvimento Social participou de forma muito efetiva,  através do CRAS / Anexo, com disputas de  Xadrez e brincadeiras e apresentações do Grupo “Quem ama cuida”. O CREAS esteve presente e fez panfletagem de Campanha contra Drogas. O CIAC com cortes de cabelos, cuidados com a pele e sobrancelhas e massagem. O social móvel esteve à disposição para cadastrar famílias nos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, BPC, Tarifa social de Energia, Certidão de Nascimento e em novos projetos da secretaria.

O Grupo GD da Sede da Assembléia de Deus de Uberlândia – participou com uma apresentação teatral e palestras de fortalecimento de vínculos de convivência familiar, o que aconteceu no período da tarde. Também no período vespertino, a Banda “Mocidade da Assembléia de Deus” se apresentou com cantos gospeal.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Neto, famílias bem estruturadas são alicerces para uma sociedade mais justa e fraterna. “Este projeto, fruto de uma grande parceria com a Fundação Filadélfia e a Igreja  Assembleia de Deus, foi pensado para as famílias. Sempre tivemos muita vontade de poder trabalhar um dia inteiro de atividades, oferecendo gratuitamente ações em todas as áreas para fortalecermos as famílias que são o pilar da sociedade. Se a família está bem, as pessoas estão bem, o mundo está bem. Esta convivência saudável entre pais, filhos, avós, irmãos, fazem uma diferença significativa na vida da comunidade e fortalecer estes vínculos é papel de todo gestor público, disse o Secretário Neto.

A Prefeita Edilamar também ressaltou a importância do evento. “Um dia que começou com orações, música e louvores, que teve grandes parecerias e muita união, só poderia ter o resultado que este projeto teve. Foi maravilhoso perceber a alegria das crianças e o congraçamento das famílias. Este foi o primeiro, faremos acontecer outros, pois o resultado foi muito positivo”, declarou Edilamar.