Prefeitura participa da inauguração do Núcleo de Saúde no presídio de Tupaciguara

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da inauguração do Núcleo de Saúde no Presídio de Tupaciguara, no último dia 10 de agosto. Esse Núcleo de Saúde tem capacidade para 30 atendimentos semanais. O espaço funcionará como uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e é composto por enfermaria, consultório médico e odontológico.

As salas são todas equipadas com materiais médicos e odontológicos, a construção foi feita com recursos de prestação de pena pecuniária, e teve um custo total de R$ 110 mil, além de contribuições de empresários e parceiros do município.

Com a inauguração do Núcleo, não haverá mais a necessidade de escoltas de presos para o atendimento hospitalar, pois o atendimento e acompanhamento serão feitos na própria Unidade Prisional, o que gera uma economia considerável com transporte.

A prefeitura de Tupaciguara, por meio do Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), disponibilizará profissionais para realizar os atendimentos. Os poderes municipais que se inscrevem no Pnaisp recebem uma verba de auxílio do SUS.

Segundo o prefeito Tenente Carlos de Oliveira, só é possível atingir o objetivo de promover o bem comum, quando a comunidade se une. “Eu costumo dizer que o Poder Público não é algo suficiente, nem a iniciativa privada. Se houver parcerias, planejamentos estratégicos, envolvendo todos os poderes, inclusive sociedade civil organizada, com certeza, os frutos serão colhidos. Nós, como comunidade e governantes, temos a obrigação de contribuir com a humanização do Sistema Prisional”, afirmou.

De acordo com a coordenação do presídio, além do Núcleo, os recursos também foram utilizados para a construção da muralha frontal, recepção e portaria, sala de revista, duas guaritas, reforma da sala de atendimento psicossocial, aumento do muro do pátio de banho de sol e instalação de 240 metros de concertina. Seis presos trabalharam nas obras de melhorias.