Prefeitura participa da reunião com a AMITAM sobre pesca

No último dia 29, sexta-feira, às margens do Grande Lago, reuniram-se representantes da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – AMITAM,  dos municípios de Tupaciguara, Araporã, Araguari, Centralina, Cachoeira Dourada e Itapagipe, para tratarem sobre a pesca esportiva na região do Grande Lago, da qual Tupaciguara faz parte.

A reunião foi articulada por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Pesca, e contou com a presença do senhor Valter Prudente Júnior, representante da ACIT/CDL, dos secretários municipais, Ana Cristina – Turismo e Pesca, Vinícius da Silva – Desenvolvimento Econômico, Edmundo Neves – Agropecuária, Aquicultura e Desenvolvimento Rural, Marcelo Godoi – Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos. Contou ainda com a presença dos senhores Danilo Santana e Fernando, representantes dos pescadores da região. Representantes dos municípios citados estiveram presentes e o diretor executivo do Circuito Manoel Pedro.

“O Circuito Turístico da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – AMITAM – está organizando os roteiros de pesca da Região do Grande Lago, que poderá receber milhares de pescadores esportivos. Para isso cada Município deverá organizar a sua Lei Municipal de Pesca”, comenta a Secretária de Turismo e Pesca Ana Cristina.

Na reunião, foi apresentado o Projeto de Lei nº 021/2017, já encaminhado para  a aprovação dos vereadores do município, sobre a Pesca Esportiva no Município, pelo qual os representantes dos municípios presentes se interessaram e desejaram levar cópias para que fossem nele embasados e construídos, em seus municípios, os respectivos projetos de lei da pesca.

“A prefeitura está trabalhando para que seja regulamentada a pesca no Município e é de extrema necessidade essa legalidade, para que todos não sofram com a falta de recursos naturais para sua subsistência. Por isso criamos o projeto de Lei nº 021, já apresentado aos vereadores. Esperamos sua aprovação para fomentar o turismo e a economia no Município e, especialmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico social com a proteção da qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ecológico, e, ao mesmo tempo, estamos propondo que o Tucunaré (Cichla sp.), integrante da fauna silvestre local,  seja reconhecido como um dos animais símbolo e também patrimônio natural do Município de Tupaciguara/MG”, afirma o prefeito Tenente Carlos.