Prefeitura realiza combate aos pernilongos devido ao crescimento do número da praga

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Ambiental e Sanitária, iniciou o combate aos pernilongos devido ao crescimento destes na cidade de Tupaciguara.

O crescimento dos insetos, segundo o departamento de vigilância sanitária, se dá pelo fato da falta de chuvas e também pelo crescimento das matas nas proximidades dos córregos e similares. Estão sendo realizadas as borrifações com bombas nos cinco córregos: Cachoeira, Pindaíbas, Poção, Brígidas e Queixadas. Essas borrifações têm como objetivo atingir todo o ciclo reprodutivo do mosquito.

Além dos córregos, as equipes do núcleo de controle estão realizando trabalhos nos bueiros da cidade para que combata as larvas dos insetos, sua fase inicial, e assim bloqueiem o ciclo vital e não atinjam a forma adulta e incomodem mais a população, sendo que essa reprodução ocorre rapidamente (7 a 10 dias) e a fêmea chega a pôr 200 ovos de uma vez.

“Sabemos do incômodo que os pernilongos trazem a todos os tupaciguarenses, por isso o Núcleo de Vigilância Sanitária está empenhado em realizar os combates, por meio de bombas costais e servidores capacitados, para que essa demanda seja resolvida o mais breve possível, e assim os munícipes não sofram com essa ocorrência”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.