Projeto “Cine em canto” chega às escolas da cidade

O projeto “Cine em canto” criado pela Prefeitura de Tupaciguara, através da Secretaria de Cultura, agora chega às escolas.

Esta ação só está sendo possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que abraçou o projeto.

A finalidade do “Cine em canto” é levar cinemas para os cantos da cidade, principalmente para aqueles que não têm acesso fácil às artes audiovisuais.

As exibições são ao ar livre, em gêneros variados, patrocinadas pela prefeitura ou por parceria público-privadas e algumas em 3D e tomou forma em 2013. Ano passado foram várias sessões, nas praças da cidade.

Em maio deste ano, o projeto foi para o bairro Bom Sucesso, no Espaço ecológico e cultural, dentro da Semana Nacional dos Museus. Agora, as escolas da cidade estão tendo a oportunidade de assistirem cinema no pátio.

Na última quinta-feira (25), os alunos da Escola Municipal Maria Conceição Borges puderam ver do perto o filme “A culpa é das estrelas” e os alunos da Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, na sexta-feira (26).

O filme fala da luta de uma adolescente Diagnosticada com câncer que se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

A prefeita Edilamar também participou do evento e se disse muito satisfeita com o resultado do projeto. “Desde que fui apresentada a ele (projeto) sabia que seria muito bem aceito pela comunidade. Levar cultura e entretenimento para as pessoas é no mínimo respeito e preocupação com a formação intelectual e artística de nossos cidadãos. A cultura tem isso, ela tem o poder de transformar através das artes, da história, dos eventos a vida das pessoas e fazer isso chegar até o povo de forma mais fácil tem sido gratificante para nós”, falou a prefeita Edilamar.