PSF Nova Esperança realiza palestra para gestantes e mamães

PSFNovaEsperança-Gestantes-25Ago2015 (2)A Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, tem feito a diferença na diminuição de incidência de doenças e internações, graças a ampliação e melhoria que se vê no trabalho da Atenção Básica, onde as equipes do Programa Saúde da Família, tem sido de suma importância para esses resultados positivos

A equipe do PSF Nova Esperança adentrou ao presídio em Tupaciguara neste mês de agosto para levar informação e fazer exames em detentas. A ação faz parte do cronograma de trabalho da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a coordenadora do PSF, enfermeira Andreia Martins, foi realizada uma palestra sobre as principais DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, e a importância da prevenção, bem como a realização de testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites virais B e C, além do HIV.

Andreia destaca que durante o mês e agosto várias outras ações foram desenvolvidas, dentre elas a Sala de Espera realizada pelos ACS abordando o tema do mês, a amamentação quanto sua importância e benefícios para o bebê e a mãe, sendo o mês de agosto, como data comemorativa da amamentação.

A equipe também atuou de forma criativa, no Dia D da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, além da atualização do cartão de vacinas.

Os grupos de hipertensos e diabéticos também tiveram atenção especial, recebendo orientação quanto a alimentação, atividade física, cuidados no dia a dia, sendo a palestra levada para o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Já o Grupo de Gestantes teve uma importante palestra ministrada pelo médico Pediatra, Dr. Maurício Braz, onde abordou temas como cuidado com o bebê, amamentação, tipos de parto e alimentação do bebê. “Foram muitas ações no mês de agosto, e vamos continuar desenvolvendo esse trabalho em benefício da comunidade”, disse a enfermeira, coordenadora da Unidade de PSF.

Todas as ações tem tido o acompanhamento de perto da coordenadora de Atenção Primária, Poliana Machado, além da própria secretária municipal de Saúde, Priscila Telles.

Para a prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, esse trabalho desenvolvido pelos PSFs, indo de casa em casa, e se reunindo com grupos especiais no dia a dia, faz a diferença para que as pessoas tenham qualidade de vida, onde a prevenção é a verdadeira promoção da saúde. “Parabéns a todas as equipes dos PSFs pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido”, disse a prefeita.