NASF desenvolve Projeto Saúde na Escola

SaudeEscolaTUPA-27Ago2015 (3)A prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges acompanha de perto os números de produtividade na saúde, contudo, tem buscado junto às equipes o fortalecimento da humanização, levando sempre serviços de qualidade e respeito aos usuários da saúde pública

A Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem fortalecido suas ações preventivas em todos os âmbitos, como a busca na detecção do Tracoma, que é uma doença inflamatória dos olhos, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

Esse trabalho é desenvolvido pelo NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, coordenado pela enfermeira Flávia Cristina.

De acordo com a coordenadora do PSF São Cristóvão, enfermeira Janaina Lemos, o médico do PSF São Cristóvão, Luiz Rafael está desenvolvendo o projeto Saúde na Escola, com o exame do Tracoma, nas crianças da Escola Municipal Francisco Lourenço Borges.

Esse trabalho tem como objetivo, identificar os casos positivos e medicar as crianças e famílias, sendo que a ação ocorreu nos dias 28/08 e 31/08 na mesma escola.

Tracoma ou conjuntivite granulomatosa é uma doença oftálmica altamente contagiosa causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e que afeta a pálpebra, a córnea e a conjuntiva. Provoca fotofobia (aversão a luz), dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira.