PSF trabalha Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem levado a todos os setores da cidade, Atendimento Primário de qualidade, feito pelas equipes do Programa Saúde da Família, que agem no apoio às famílias, bem como no trabalho preventivo, cujo objetivo principal é dar qualidade de vida a essas famílias.

Um desses trabalhos foi desenvolvido no último dia 29, nos períodos da manhã e à tarde, pela equipe da UBS São Cristóvão, onde alunos da Escola Municipal Francisco Lourenço Borges foram os beneficiados.

Segundo a enfermeira e coordenadora do PSF São Cristóvão, Janaina Lemos, a ação fez parte da “Semana da Saúde na Escola”, que levou atividade física e informações sobre uma alimentação saudável aos alunos. “Desenvolvemos esse trabalho na Escola Municipal Francisco Lourenço Borges, situada na área de abrangência da nossa UBS, onde todas as crianças foram pesadas e medidas, além de participarem de atividades físicas”, comentou Janaína.

A coordenadora do PSF São Cristóvão destaca a atuação dos profissionais que deram apoio ao projeto, como a nutricionista Luciana Prudente Diniz, a enfermeira Flavia Cristina Mendes, a educadora Física do NASF Klaudia Bernardino, e as agentes de Saúde da UBS.

A secretária municipal de Saúde, Priscila Teles destaca ainda que são muitas as ações desenvolvidas pelas cinco equipes do Programa Saúde da Família, que levam aos moradores de Tupaciguara, tanto na cidade quanto na zona rural, como consultas médicas, atendimento ao programa Saúde do Trabalhador, grupo de puericultura, gestantes (consultas), nutricionista, coleta citologia, atendimento enfermeiro, curativos, inalação, retirada de pontos, atendimento em grupo Educação em Saúde, reuniões, visita domiciliar do médico, visita domiciliar de enfermeiro, visita domiciliar técnico de enfermagem, visita domiciliar ACS – Agente Comunitária de Saúde, atendimento fonoaudióloga, atendimentos odontológicos, e pequena cirurgia (procedimentos).

“Esse tem sido um papel muito importante na saúde de Tupaciguara, onde o atendimento básico, feito pelas equipes nas UBS, tem trazido ótimos resultados e a população se sente bem sabendo que tem equipes de qualidade atuando nos seus setores”, avalia a prefeita Edilamar Novais Borges.