Secretaria de Saúde apresenta balanço parcial da vacinação antirrábica na zona rural

Desde o dia 13 de julho, a Secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância ambiental (Setor de Zoonoses) está trabalhando na campanha antirrábica animal 2015.

A vacinação começou na zona rural, nas regiões do Barreiro, Terra Quebrada, Pé de Serra, Totonho Rezende e já percorreu cerca de 2360 km rodados. Mais de 1226 animais já receberam a dose da vacina e a vacinação ainda deve passar por outras regiões até que se inicie a campanha na zona urbana.

Na cidade, está prevista para que se inicie no dia 17 de agosto, o que deverá acontecer primeiramente na Praça do Rosário, para atender os bairros Bom Sucesso, Boa Vista e Morava Nova e seguirá por todos os outros, ate o dia 23 de agosto.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Vigilância Ambiental e Sanitária, Marcos Humberto Pires dos Santos, a campanha está tendo uma resposta muito positiva por parte da população. “Estamos muito felizes com o resultado da campanha. A resposta por parte dos moradores da zona rural, atendendo a divulgação, tem sido extremamente positiva e importante. Logo que chegamos às localidades os animais já estão com seus donos nos esperando para a aplicação das vacinas e isso tem facilitado demais nosso trabalho. Quero agradecer a todos os proprietários de cães e gatos que têm contribuído de forma muito efetiva para o sucesso de nosso trabalho. Logo estaremos na zona urbana e tenho certeza de que será também muito exitoso”, falou Marcos.

A vacinação antirrábica é muito importante para a saúde dos cidadãos. A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta os municípios da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana

A Secretaria de Saúde lembra que a vacina é gratuita e a campanha deve contar com o apoio irrestrito dos donos de cães e gatos.