Secretaria Municipal de Educação realiza reunião de formação sobre o PNAIC

No dia 29 de novembro, às 18 horas, na Escola Estadual de Ensino Médio, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a abertura oficial nova etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O Pacto foi implementado em 2012 e, no ano de 2013 teve foco específico em Língua Portuguesa; em 2014 em matemática; 2015 e 2016, currículo, linguagem e interdisciplinaridade. Já, o PNAIC no formato 2017/2018 prevê maior interação e autonomia no direcionamento das ações educativas por meio da troca de experiência e da formação continuada..

“Nesta etapa, a formação acontecerá de 01/11/17 a 31/05/2018 e oferecerá 100 horas de formação aos 109 inscritos dos três segmentos. As atividades serão realizadas nas modalidades: presencial, à distância e em serviço. Serão quatro módulos de formação, sendo o 1º novembro/dezembro; o 2º março; o 3º abril e o 4º maio de 2018. Esta estruturação conta com uma rede colaborativa composta pelo MEC/UNDIME/SEE/SRE/SME e UFU”, enfatiza Claudia Cristina, Coordenadora Local do PNAIC.

Segundo instrucional do MEC (Ministério da Educação) “as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização”.

“Agradeço a Deus por esse momento e, mais uma vez, agradeço ao executivo pela confiança. Em especial, a todos os cursistas por criarem condições para que a educação do município seja cada vez melhor. Entendo que essa formação tem como expressão latente o compromisso com o futuro. Nesse momento, falamos da educação de Tupaciguara e não de uma ou outra rede. Somos, todos nós, fios de uma rede maior. Rede essa que cumpre a nobre função de construir conhecimentos que, no futuro, consequentemente, direcionarão vidas em diversos contextos”, destaca a Secretária Municipal de Educação Priscilla Andrade.