Tupaciguara vacina contra a gripe a partir desta segunda

OK-Campanha-GripeA partir desta segunda-feira, 4 de maio, começa a campanha de vacinação contra a gripe em Tupaciguara, mobilizando as equipes da Secretaria Municipal de Saúde na busca em atender às faixas etárias que receberão a dose da vacina

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 04/05 em todo o país e segue até o dia 22/05. O público alvo da campanha são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.  A meta é vacinar 80% desse público, em 2014, o estado alcançou 88,76% de cobertura.

Em Minas Gerais a intenção é que 4.853.321 mil pessoas sejam imunizadas contra a gripe, nos cerca de 5500 postos fixos e volantes espalhados pelo estado.  Este ano, o slogan da campanha publicitária que será veiculada no estado é: “Não deixe a gripe te pegar”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Priscila Teles, em 2014 o município ultrapassou a meta exigida e vacinou 5.190 pessoas, sendo  1.077 crianças de 6 meses a 4 anos, 408 trabalhadores em saúde, 186 gestantes, 42 puérperas, e 3.477 idosos com 60 anos acima.

Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, será realizado no dia 9 de maio.

Os postos de saúde fixos ficarão abertos das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 22 de maio. No Dia D, um sábado, os postos também estarão abertos até as 17h.

Gripe em Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, foram registrados no estado dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), causa pelo vírus pela Influenza (gripe) em 2015 e um óbito, causado por Influenza B. Já em 2014 foram notificados à SES-MG 2.793 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus Influenza sazonais. Em relação ao total de óbitos por SRAG (410), foram confirmados para Influenza 35 óbitos (8,5%).