Cultura

Maria Aparecida Gomes Rezende – Secretaria Municipal de Cultura
34-3281-0070
cultura@tupaciguara.mg.gov.br

 

 

 

 

 

MARIA APARECIDA GOMES REZENDE, Natural de Monte Alegre de Minas, terra mãe de nosso município, Maria Aparecida Gomes Rezende foi casada com o Senhor Luiz Pereira Rezende (Luiz do Jeovany) e mudou-se para Tupaciguara em 23 de junho de 1979, tornando-se uma tupaciguarense de coração.
Prestando relevantes serviços a esse município, trabalhou com seu marido nas atividades agropecuárias, compreendendo, juntos, uma referência para o setor. À vista disso, envolveu-se em diversas causas sociais e atua junto a Igrejas, Centros Espíritas e entidades de classe em favor dos menos privilegiados.
Notadamente, sempre participou do Sindicato Rural de Tupaciguara, auxiliando na promoção de festas como a tradicional Exposição Agropecuária e a Festa do Peão. Além disso, presta contínuos serviços no LIONS Club, cuja gestão na diretoria desse clube deixou significativas contribuições.
Já atuou como festeira nas típicas quermesses de Nossa Senhora da Abadia, de São Cristovão e de Santos Reis, passando a ser conhecida como digna promotora de eventos. Nesse contexto, promove, anualmente, no mês de junho, a Festa de São João, na fazenda São Luiz, reunindo inúmeros participantes da cidade e região. Também, é uma grande incentivadora do artesanato local, valorizando a produção de bordados e técnicas diversas que preservam os saberes populares, a cultura ancestral e a geração de renda para os artesãos.
Com valiosa experiência de vida em diversos setores culturais e populares, investida de forte vontade de servir e com enorme disposição para fortalecer e alavancar as mais variadas expressões de arte e cultura no município, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura na gestão 2017-2020.