Prefeitura inicia o mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Tupaciguara está promovendo um grande mutirão de limpeza nos bairros de Tupaciguara contra o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, chikungunia e o zika vírus. Entre os dias 04 a 08 de dezembro, a limpeza ficará nos bairros Olaria, Jardim Europa, Nova Esperança e Cynthia.

A administração pública municipal informa que nos outros bairros, acontecerão as limpezas de acordo com a demanda, que as datas serão divulgadas pelo portal da Prefeitura e pelas redes sociais.

“O mutirão vem de encontro com o período chuvoso, propício para o acúmulo de água e assim mais favorável para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, chikungunia e o zika vírus. Solicitamos assim a colaboração de todos que limpem seu quintal e coloquem para fora o lixo, os entulhos, e materiais que possam acumular água, para que sejam retirados pelos caminhões da prefeitura”, enfatiza o Prefeito Tenente Carlos.

O Ministério da Saúde definiu o dia 08 de dezembro como sendo o dia nacional das ações de mobilização de combate às arboviroses, conhecido como dia “D”.  O dia Nacional de Mobilização contra a dengue, zika e chikungunya tem o objetivo de reforçar a importância do envolvimento de todos na prevenção dessas doenças, através do combate ao mosquito vetor.

Em Tupaciguara, o Centro de Controle de Zoonoses , em parceria com todas as secretariais municipais está desenvolvendo atividades educativas para conscientização da necessidade de eliminar os focos dos mosquitos e combater um inimigo tão pequeno e tão perigoso.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros.

A Prefeitura de Tupaciguara solicita que você tampe os tonéis e caixas d’água;  mantenha as calhas sempre limpas;  deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;  mantenha lixeiras bem tampadas;  deixe ralos limpos e com aplicação de tela;  limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;  limpe com escova ou bucha os bebedouros para animais; retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Ações simples que fazem a diferença!

Orientações, segundo o Ministério, de como eliminar os focos: lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha; jogar as larvas na terra ou no chão seco; para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida; em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.