Setembro Amarelo é discutido com palestra no CRAS

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – realizou um encontro para discutir o mês de setembro que traz como tema a Prevenção ao Suicídio.

O evento ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, no bairro Nova Esperança, contando com a presença de membros da comunidade local, da comunidade escolar, além dos profissionais ligados ao CAPS, e autoridades, entre elas, os secretários Mariana Leão – Saúde, Daniela Rodrigues – Desenvolvimento Social, Vinícius da Silva – Desenvolvimento Econômico.

A programação do evento contou com a recepção aos convidados, às 18h30, apresentação cultural do grupo de teatro “Viva alegria”, às 19 horas, e, às 19h30, palestra com a psicóloga Fabiana Barcelos, Psicóloga Clínica, especialista em Análise Transacional, especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental, com o tema “Todos pela Vida”. Após, um coffee break de encerramento.

“Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações”.

“Para quebrar o tabu sobre suicídio, a melhor forma é se prevenir! O encontro em questão trouxe muito conhecimento para todos os presentes, uma vez que foi abordado o tema do suicídio, pois devemos dar a devida importância ao comportamento das pessoas, aos sinais de qualquer alteração e manifestação de suicídio. Em todos os casos, a pessoa pode procurar as nossas unidades de saúde e solicitar um encaminhamento para atendimento com o psicólogo, hoje realizado no PSF Tiradentes, pois falar sobre suicídio é sempre a melhor opção para todos”, afirma a Secretária de Saúde e psicóloga Mariana Leão.

“Sabemos da importância da conscientização sobre a prevenção ao suicídio, por isso esse evento foi importante para mostrar a todos os presentes a realidade do município e de todos os outros municípios brasileiros que enfrentam essa infeliz realidade. Por isso apoiamos todas as iniciativas que trazem benefícios a toda a população e alertam sobre as diversas realidades e movimentações estranhas daqueles que requerem atenção especial”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.