Secretaria de Saúde realiza o mutirão de exames de Papanicolau

No último sábado, 28, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o mutirão de exames de Papanicolau em todas as unidades de saúde do Município, em decorrência da comemoração do Outubro Rosa.

O mutirão faz parte das ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, “ Por muitas décadas, os serviços de saúde deram atenção especial ao tratamento de doenças, deixando a prevenção em segundo plano. Estamos trabalhando para que esses métodos sejam mudados, que a prevenção seja o principal objetivo para a saúde de todos os munícipes”, afirma a Secretária de Saúde Mariana Leão.

De acordo com a coordenação da atenção primária, que é responsável pelo monitoramento e registro das ações, foram realizadas 211 coletas de materiais para exames de Papanicolau, somente no sábado, dia do mutirão.

“Em Tupaciguara, o movimento Outubro Rosa tem sido comemorado no mês de outubro, com palestras, mídias, distribuição de laços rosa, símbolo da campanha de conscientização, tudo focado na prevenção do câncer de mama e também no câncer de colo de útero, intensificando um mês de ações preventivas de saúde da mulher. E graças a Deus, estamos tendo muita adesão ao movimento que vem crescendo e continuamente demostrando mais eficiência e mais comunicação, e trazendo mais qualidade de vida para todos os munícipes”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.