Tupaciguara será homenageada com o Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2019

Em carta recebida do Projeto Cidades Inteligentes do Consórcio Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, Tupaciguara foi confirmada para receber o Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2019 pelo Projeto Educador Nota 10, no dia 10 abril, na cerimônia de abertura do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, na capital Mineira, Belo Horizonte.

Segundo a organização, várias iniciativas, oriundas de seis macrorregiões de Minas Gerais (regiões Metropolitana, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Centro-oeste e Zona da Mata mineira), foram apresentadas, mas o Município de Tupaciguara obteve destaque e será homenageado com o Prêmio.

O Projeto “Educador Nota Dez” foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica, no ano de 2018, que procurou valorizar e reconhecer as iniciativas de práticas pedagógicas inovadoras e criativas.

“O projeto surgiu da necessidade de fomentarmos a discussão acerca das práticas pedagógicas. Para tanto, esperava-se e foi confirmado que as atividades desenvolvidas pelos docentes estivessem amparadas pelo uso de metodologias ativas que priorizem uma educação ‘mão na massa’, estimulando e desafiando os alunos a se desenvolverem de forma colaborativa, potencializando o espírito investigativo e colocando-o no centro do seu processo de aprendizado”, destaca a coordenadora pedagógica geral Odete Segatel.

O município de Tupaciguara receberá a estatueta com a Chama da Paz, que representa o conhecimento. A honraria é uma alusão à chama, elemento considerado a alma do fogo, que representa o saber queimando a ignorância. “O projeto premiado tem como propósito o de estimular os professores a trabalharem com mais amor, dedicação e responsabilidade, buscando sempre atividades inovadoras e que despertem o interesse do aluno, fazendo com que este seja o foco principal do processo de ensino e aprendizagem”, observa o secretário de Educação, Danilo Salviano.

“Gostaríamos de parabenizar a todos os servidores da Rede Municipal de Ensino pelo reconhecimento nesse projeto e pela vitória com essa premiação. Essa honraria nos felicita muito mais, pois sabemos que estamos no caminho certo para melhorarmos cada vez mais nossa educação e formar pessoas com conhecimento e muita sabedoria. Este projeto prevê a colaboração, a prática e o conhecimento em rede como premissas para uma construção de uma Educação Inovadora, comprometida com um estudante protagonista no seu processo de aprendizagem e antenado com a realidade social em que está inserido. Parabenizamos a todos da Secretaria Municipal de Educação, pois iremos receber uma estatueta com a Chama da Paz, no Prêmio Cidades Inteligentes Edição Especial 2019”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.