Conferência de Saúde discutiu Humanização e mostrou a importância do CAPS

Aconteceu neste dia 29 de junho, a abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Tupaciguara, cujo tema foi “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.

No primeiro dia do evento aconteceu a abertura com a presença da prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges e da secretária municipal de Saúde e presidente da Conferência, Priscila Telles, que assinaram em solenidade festiva, o contrato junto à empreiteira, para o início da obras e construção do Hospital Maternidade. “Esse é o grande sonho da nossa comunidade, e hoje estamos dando o primeiro passo para sua concretização”, disse a prefeita de Tupaciguara.

“Obrigado prefeita e a todos que não mediram esforços para que o sonho se transformasse em realidade”, acrescentou a secretária Priscila Telles.

Após a assinatura, o médico Eduardo Setti e a secretária Priscila Telles mostraram em detalhes como será a obra do Hospital Maternidade.

No período da tarde a equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, através de sua coordenadora Luciana Melo, mostrou como tem sido o trabalho da equipe, com a apresentação de depoimentos emocionantes dos pacientes, além de apresentação musical.

Em seguida o consultor em Gestão Pública, Gladiston Pires falou sobre a humanização na saúde, com o tema: Saúde Legal – Somos todos iguais”. Na palestra, Gladiston mostrou que a humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores. “Sabemos que hoje sem enfrenta muitas dificuldades por parte dos usuários da saúde que podem ser evitadas quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita suas opiniões, queixas e necessidades”, disse.

Vale lembrar que as propostas a nível estadual e federal elaboradas durante o evento baseadas em cada um dos sete eixos temáticos serão encaminhadas à Comissão Organizadora da 8ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer na cidade de Belo Horizonte entre os dias de 1 a 4 de setembro.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o Superintendente Regional de Saúde, Almir Fontes, vice-prefeito Jales Junior, vereadores, secretários municipais e assessores, dentre representantes de entidades e da comunidade de Tupaciguara.