Conheça um pouco do Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. Em Tupaciguara, está localizado no bairro Nova Esperança e possui um anexo no bairro Morada Nova, visando abranger toda a cidade. Nesse equipamento, oferecemos os serviços de Assistência Social da Proteção Básica, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Público atendido: famílias e indivíduos em situação de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

São realizados os seguintes programas e serviços: visitas domiciliares; atendimentos de 700 famílias e indivíduos pelo CRAS; acompanhamentos de famílias participantes do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada; cadastros e atualização do Cadastro Único Municipal; emissões de relatórios sociais individuais e familiares; articulação com os Conselhos Municipais de Assistência Social, Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente; mobilizações e PIT STOPs preventivos e informativos por toda a equipe; articulação e parceria através de campanhas e serviços com organizações da Sociedade Civil e Benefícios Eventuais.

No CRAS são ofertadas várias oficinas, entre elas: artesanato: Mãos que Criam; atividade física – Bem Viver; atividade socioeducativa Criança do Futuro; capoeira; tarde da alegria – convivência entre idosos; culinária; dança – Dance Star; hidroginástica – Quem Ama Cuida; informática – Conectados; zumba – Quem Ama Cuida; teatro – Viva a Alegria e violão – Voz e Violão.

Devido à pandemia do novo coronavírus, todas as atividades estão suspensas.

Registros fotográficos anteriores a pandemia.