Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção estão sendo vacinados nas suas residências

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando equipes de profissionais da saúde, para visitarem e aplicarem a dose da vacina contra a gripe nos idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita, a quem se enquadra nesse parâmetro e ainda não recebeu a vacina, que ligue na unidade de saúde mais próxima, ou solicite um familiar que procure a unidade e repasse os dados para que a equipe possa realizar o procedimento.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência e povos indígenas.

Unidades: Unidade Pró-Saúde Nova Esperança, rua Francisco de Paulo Lamounier, s/nº, 3281-4572; PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras, rua José Ferreira Marques, 178, 3281-1385 / 3281-0031; Unidade Pró-Saúde Vó Malaquias, rua Manoel Hipólito Machado s/nº, 3281-6626; PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão, avenida Getúlio Vargas, 340, 3281-2179 / 3281-0032; PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes, rua João Torquato Neves, 84, 3281-6203; PSF João da Farmácia, rua Waldemar Marques da Silva, 51 – Morada Nova, 3281-5962.