Mais propriedades são visitadas no Programa de Incentivo à Piscicultura

Depois de entregar o licenciamento para dois produtores, mas duas propriedades, desta feita na região do Assentamento São Domingues receberam a visita da equipe da Prefeitura e Emater

A Prefeitura de Tupaciguara por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Pesca está desenvolvendo o Programa de Incentivo à Piscicultura, onde oferece auxílio de forma gratuita, para que os proprietários consigam o licenciamento ambiental para atividade, sendo um auxílio de suma importância, pois a regularização ambiental é uma das dificuldades enfrentadas por quem quer ingressar nesse mercado. Com essa ação é possível garantir uma maior proteção ao meio ambiente e reduzir os custos da atividade.

Segundo a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Daniela Alves Rezende, no último dia 6/7, uma equipe da Prefeitura em parceria com a Emater, foi visitar mais duas propriedades pelo projeto. As propriedades estão localizadas dentro do Assentamento São Domingues.

Durante a visita, foram levantadas características importantes para viabilidade de um projeto de piscicultura, como disponibilidade hídrica, característica do solo, inclinação do terreno, dentre outras. Outra ação do programa é o auxílio da Prefeitura, de forma gratuita, para que os proprietários consigam o licenciamento ambiental para atividade.

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Pesca, é necessário que os interessados em entrar ou continuar na atividade tenham esse estudo e a licença. “Todos os produtores rurais que produzem ou estão interessados em criar peixes, devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Pesca ou de Meio Ambiente para o cadastro”, disse a secretária de Pesca, Rosângela Feldner.

“É importante que os produtores façam esse cadastro, porque será realizado um estudo em parceria com a UFU sobre o mercado de pescado no município. Esse estudo é fundamental para conhecer as demandas municipais e assim propor melhorias para o setor de piscicultura”, acrescentou Daniela Rezende.

De acordo com a supervisora da Secretaria Municipal de Agricultura, Simone Lourenço Borges, o projeto também conta com o apoio da sua Secretaria, que tem à frente o vice-prefeito Jales Junior, cujo papel na visita foi o de conhecer as propriedades para levantar a demanda por mudas de espécies nativas para a recuperação de áreas de preservação permanente, além da orientação dada aos produtores sobre a importância de recuperar essas áreas.

A doação de mudas aos produtores será feita através de uma parceira entre o Instituto Estadual de Florestas – IEF e Prefeitura municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura.