Obras do Hospital e Maternidade Municipal estão em andamento e são vistoriadas pelos poderes executivo e legislativo

O Município de Tupaciguara, representado pelo Prefeito Tenente Carlos, juntamente com os vereadores Prof. Dalmo Salviano, Antônio Marques, Kezia Noemi, Vilmar Martins (Vilmar do Som), Fernando do Vale (Sorriso) Enir Júnior (Juninho da Padaria), Prof. Ivo Fonseca, Agostinho Vicente (Agostinho do Ideal) e o presidente Túllio Pinhal visitaram as obras do Hospital e Maternidade Municipal de Tupaciguara e verificaram que elas seguem em ritmo programado.

A Prefeitura realizou a Concorrência Pública 012/2018 para contratação de empresa com o objetivo de concluir a obra de Ampliação de Unidade Atenção Especializada em Saúde – Hospital Municipal, conforme contrato de repasse nº. 2690.1012.610-46/2013, celebrado entre a União Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, e o Fundo Municipal de Saúde de Tupaciguara/MG.

A empresa vencedora do certame foi a Quebec Construções e Tecnologia Ambiental que já deu inicio às obras a fim de concluir o espaço que será utilizado para cuidar da saúde de nossos tupaciguarenses.

A Prefeitura de Tupaciguara explica o que estava sendo construído não é um Hospital, conforme projeto e contrato da gestão anterior, e sim uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde – Maternidade Municipal de Tupaciguara.

O prefeito Tenente Carlos, acompanhado do vice-prefeito dr. Lauro Júnior, estiveram em Brasília em novembro de 2017, e, em reunião com o Ministro da Saúde, da época, Ricardo Barros, solicitaram a mudança de Unidade de Atenção Especializada em Saúde – Maternidade Municipal de Tupaciguara, para Hospital Geral de Tupaciguara.

A solicitação do poder executivo se deu pelo fato do recebimento do Ofício Gab. nº 2236/2017 de 09 de outubro de 2017, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, encaminhando o Memorando SRAS/DRA/CASMRC nº 019/2017, emitido pela Coordenadoria de Atenção à Saúde das Mulheres e Crianças, que se posicionou sobre a obra da Maternidade Municipal de Tupaciguara, considerando as estatísticas e informações de sistemas colhidas de 2009 a 2016, com o seguinte parecer: “Desfavorável à abertura da maternidade e doação de equipamentos solicitados”.

“Uma vitória para todos os tupaciguarenses. Iniciamos as obras de acabamento do Hospital Municipal; isso se deu graças aos esforços de todos os servidores que não mediram esforços e conseguiram fazer toda a papelada, e todos os processos junto à Caixa, ao Ministério da Saúde e a todos os órgãos reguladores e demos a ordem de serviço à empresa Quebec para a retomada das atividades e assim entregarmos para a população o sonhado hospital municipal. Agradecemos a Deus todos os dias por nos proporcionar a busca de melhoria na qualidade de vida de todos os tupaciguarenses”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.