Prefeitura de Tupaciguara esclarece sobre os casos confirmados de Coronavírus

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e pela Assessoria de Comunicação, esclarece sobre os quatro (04) casos confirmados para COVID-19 (Coronavírus) no Município de Tupaciguara.

O primeiro caso confirmado foi na data de 15 de abril, com a aplicação de um teste rápido. Trata-se de uma mulher de 57 anos, que havia apresentado sintomas no dia 22 de março, após uma viagem feita para o estado da Bahia. A paciente procurou a Unidade Mista de Saúde (policlínica), e foi orientada a ficar em isolamento social.

O segundo e terceiro caso, também diagnosticados em 15 de abril, são respectivamente de uma idosa de 82 anos, que apresentou sintomas no dia 01 de abril, e de um jovem de 12 anos, que não apresentou nenhum sintoma, mas os dois tiveram contato com o primeiro caso em sua residência. A Secretaria Municipal de Saúde realizou o teste em todos os familiares que tiveram contato com os casos confirmados e todos deram negativos.

O quarto caso, confirmado em Tupaciguara, trata-se de um homem de 65 anos, que apresentou sintomas no dia 15 de abril ainda em viagem para o Mato Grosso. No dia 17 voltou para o Município de Tupaciguara, foi atendido na Unidade Mista de Saúde, mas com a não melhora no caso, foi encaminhado para a cidade de Uberlândia, sendo internado no dia 26 de abril. No dia 30 de abril, foi realizada a coleta para o teste de PCR, com resultado positivo no dia 02 de maio. Foi realizada também a coleta para análise da Funed em Belo Horizonte, que também deu positivo no dia 07 de maio, e também na da do dia 07 foi realizado o teste rápido no Município e confirmou o diagnóstico. Toda a família que teve contato com o paciente foram testados no dia 06 e deram resultado negativo.

A Prefeitura de Tupaciguara esclarece que todos os quatro casos confirmados estão fora de contaminação, “estão curados”, pois, de acordo com os resultados, todos deram IgG positivo, ou seja, o IgG é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está, teoricamente, protegida de futuras infecções provocadas pelo vírus.

A Prefeitura ainda orienta que todas as informações de cunho oficial, relacionadas à pandemia Coronavírus, serão veiculadas exclusivamente pela Assessoria de Imprensa e Comunicação do Município de Tupaciguara.  E nesse sentido, todas as informações serão divulgadas pelas redes sociais e pelo site oficial. A Prefeitura de Tupaciguara recomenda que a sociedade em geral se abstenha de proceder à divulgação de dados e informações não oficiais, bem como fakenews, as quais representam um desserviço à população, gerando abalo à ordem social e à saúde pública, sujeito inclusive à responsabilização civil e criminal.