Prefeitura de Tupaciguara prioriza a Saúde

Com a não realização do carnaval em Tupaciguara, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, priorizou a contratação de médicos, odontólogos, e diversos profissionais da área para um melhor atendimento de todos os munícipes.

A Secretaria Municipal de Saúde vem organizando o quadro clínico de nossa cidade desde o dia 1º de janeiro, garantindo assim mais qualidade de vida para todos que residem em nosso município. A saúde vem desenvolvendo atendimentos em diversos locais, como nas comunidades do Brilhante, Bálsamo e Assentamento São Domingos.

Todas as unidades de saúde contam com novos profissionais e todas as unidades de saúde básica contam também com dentistas para atenderem a toda a população. “Na Atenção Primária, nos PSFs, temos 5 unidades fixas ( PSF Nova Esperança, PSF Vó Malaquia, PSF São Cristóvão, PSF  Tiradentes, PSF Paineiras), com atendimento de 7 médicos, sendo todos moradores de Tupaciguara. E estas equipes se completam com dentistas, enfermeiros, técnicos de saúde bucal, técnicos de enfermagem, recepcionistas, ACS, nutricionistas, fonoaudiólogos, serviços gerais e vigias”, comenta o secretário de saúde, dr. Marcos Borges.

Além desses profissionais que atendem nas unidades básicas de saúde, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou profissionais para o Centro de Especialidades Médicas e para os plantões na Unidade Mista de Saúde (Policlínica), e dentistas para o Centro de Especialidades Odontológicas, e ainda nutricionistas e diversos profissionais de saúde para atendimento em toda a rede de saúde.

No Centro de Especialidades Médicas – CEM, há várias especialidades, entre elas: Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Ortopedia, Cardiologia, Psiquiatria, Ultrassonografia, Urologia, Angiologia, Otorrinolaringologia. Estão sendo feitos também alguns procedimentos urológicos, exames cardiológicos, exames ginecológicos, e atendimento de nutricionista. E conta com plantonistas na Policlínica. “Na Unidade Mista de Saúde “Dr. Jarbas de Souza” (Policlínica), estão sendo formatados o atendimento, a organização, o corpo clínico. Hoje temos vários médicos selecionados com capacitação de atender urgência e emergência”, afirma o secretário.

Além destas unidades citadas acima, temos as unidades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Fisioterapia, Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Epidemiologia, Centro de Imunização, além de atendimento no presídio semanalmente, em asilos e em eventos pontuais.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes recebeu da gestão anterior apenas 2 ambulâncias em condições regulares de uso. Com muito trabalho, foram feitas manutenções em 4, além das 2 que estavam rodando em condições regulares, sendo normalizadas 6 ambulâncias para atenderem a demanda da saúde. E ainda foi conquistada mais uma Fiat Doblo 0km,  de indicação dos deputados estadual Elismar Prado e federal Weliton Prado.

A Prefeitura de Tupaciguara garante que uma das metas estipuladas para essa gestão é a melhoria significativa da nossa saúde, e assim podendo contribuir para uma melhoria de vida de todos que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Estamos trabalhando desde o dia primeiro de janeiro, para, além de colocar a casa em ordem, garantir uma qualidade de vida melhor para todos os tupaciguarenses, com mais saúde e, acima de tudo, com mais transparência nos atos. Acredito que, com o empenho de todos e com essa equipe que forma a Secretaria Municipal de Saúde, pelos médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, recepcionistas, motoristas, serviços gerais, porteiros e todos os profissionais de um modo geral, teremos uma saúde melhor para nossa cidade, sendo a área de maior empenho da nossa gestão”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.