Prefeitura de Tupaciguara realiza encontro com o SAMU: Salvando Vidas!

No dia 23 de novembro, na ACIT/CDL de Tupaciguara, a Prefeitura de Tupaciguara e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU -promoveram um momento intitulado Encontro com o Samu: Salvando Vidas!

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Executiva do Consórcio, que contou com o apoio dos prefeitos da região, do Corpo de Bombeiros e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba.

No período matutino, ocorreu a integração com os prefeitos e autoridades presentes, com a realização de palestras e esclarecimentos sobre o SAMU e sobre o Corpo de Bombeiros.

Em nome do CISTRI/SAMU, Rodrigo de Alvim Mendonça – Secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – explicou sobre o funcionamento e os atendimentos. Pelo Corpo de Bombeiros, o Tenente-Coronel André Humia Casarim – Comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros Militar – fez seus esclarecimentos.

Desde a implementação na região, o SAMU já recebeu 47.375 ligações; em Tupaciguara, já foram realizados 520 atendimentos e 192 orientações médicas, sendo um dos aspectos abordados pelo Secretário do CISTRI, Rodrigo Alvim, e pela Coordenação Médica do SAMU, dra. Ítala.

A abordagem do Corpo de Bombeiros, tanto pelo Tenente-Coronel André Humia Casarim quanto pelo Capitão Fabrício Silva Araújo, foram realizados esclarecimentos pelos serviços da corporação e do SAMU, citando a diferença, a complementação de atendimentos e as diversas atuações entre as duas equipes.

No período da tarde, após as explanações do CISTRI/SAMU e do Corpo de Bombeiros, foi realizada uma simulação de atendimento entre SAMU e Corpo de Bombeiros, destacando a atuação das duas equipes, no qual simularam um acidente em via pública com vítimas, demostrando a atuação de socorristas, médicos, paramédicos, enfermeiros, e a retirada corpo da vítima sobre ferragens do veículo acidentado pelo Corpo de Bombeiros. A simulação contou, desde o primeiro passo, com a ligação para o 192, com a conversa com o médico regulador e também com o envio das ambulâncias tanto do SAMU quanto do Corpo de Bombeiros.

“Realizamos em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte – CISTRI/SAMU – um encontro maravilhoso com muitos conhecimentos e com muitos esclarecimentos. O Encontro com o SAMU: Salvando Vidas! trouxe para Tupaciguara momentos de puro aprendizado e únicos, que com certeza de que ficará na memória de todos. Agradecemos a união dos prefeitos que estiveram presentes, dos secretários de saúde e de todos os colaboradores que nos enriqueceram com a oportunidade de sanar dúvidas e melhorar os atendimentos. Ao Corpo de Bombeiros, nossos eternos agradecimentos pela colaboração na simulação com o SAMU de um atendimento a vítimas de um acidente. Parabenizamos a toda a rede municipal de saúde, no nome da Secretária Cátia, que estiveram presentes, atentos e tirando suas dúvidas. Tupaciguara precisa de momentos assim para buscarmos melhorar nossa qualidade de vida e de todos os tupaciguarenses”, destaca  o Prefeito Tenente Carlos.

Estiveram presentes o prefeito Tenente Carlos; o prefeito de Canapólis, Ualisson Carvalho; o prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto; o prefeito de Cascalho Rico, Dário Borges; o prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro; o prefeito de Ipiaçu, Leandro Luiz; o prefeito de Monte Alegre, Dr. Último Bitencourt; o prefeito de Cachoeira Dourada, Ovídio Afro; os secretários municipais de saúde da região, a secretária de Saúde de Tupaciguara, Cátia Aparecida; o delegado regional de Araguari Wilton José Fernandes; o Tenente-Coronel André Humia Casarim – Comandante do 2º  Comando Operacional de Bombeiros Militar; o Capitão Fabrício Silva Araújo – Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o assessor da Secretaria de Estado de Governo, Joédis Marques; médicos; enfermeiras; técnicos e todos os agentes comunitários de saúde do Município de Tupaciguara.