Prefeitura de Tupaciguara realiza limpeza nos córregos que cortam a cidade

Pensando na saúde dos tupaciguarenses, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, realizou o processo licitatório nº 071/2018, referente à contratação de empresa para realização de roçagem manual das margens e desobstrução nos Córregos Queixadas, Poção e Cachoeira.

A limpeza dos córregos consiste em cortes através de roçadeira mecânica ou foice manual e remoção de toda vegetação existente junto à corrente d’ água, encosta (talude) e parte superior da margem, bem como a remoção de toda vegetação solta, dentro ou fora da água, como galhos, bambus e outros presos dentro e fora das margens dos córregos.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, essa limpeza propiciará, além da melhoria das margens dos referidos córregos, a desobstrução em aproximadamente seis mil metros que liberou e restabeleceu o fluxo de água nos mananciais. De acordo com a secretaria, outras etapas, de limpeza urbana, virão para auxiliar no combate aos mosquitos.

“Essa contratação visa à limpeza dos córregos para liberação do fluxo de água nos referidos mananciais, com o propósito de evitar acúmulo de água parada propiciando proliferação de mosquitos transmissores de doenças e outros animais sinantrópicos. Com essa limpeza, teremos uma resposta efetiva contra os mosquitos transmissores de doenças e assim a diminuição de casos clínicos recorrentes dessas transmissões”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.