Prefeitura informa sobre a Campanha Nacional de Multivacinação e de ação contra o Sarampo

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Campanha de Multivacinação e de ação de vacinação contra o Sarampo serão realizadas entre os dias 07 e 25 de outubro, sendo o Dia D em 19 de outubro. A ação é voltada para crianças entre 06 meses e menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias) para a campanha de multivacinação e para a ação contra o sarampo, o público alvo é de 19 a 29 anos.

Nesta campanha, oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da caderneta. Com esta ação, a Secretaria de Saúde busca as crianças não vacinadas, por considerar o risco para as doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público.

O público-alvo da campanha deve ser levado aos postos de saúde, preferencialmente com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

As unidades que participarão dessa campanha são: Unidade Pró-Saúde Nova Esperança – rua Francisco de Paulo Lamounier, s/nº; PSF Dr. José Carlos Rodrigues da Silva – Paineiras – rua José Ferreira Marques, 178; Unidade Pró-Saúde Vó Malaquia – rua Manoel Hipólito Machado; PSF Dr. Flávio Ulh Soares – São Cristóvão – av. Getúlio Vargas, 340 e PSF Palmério Araújo Costa – Tiradentes – rua João Torquato Neves, 84. Sendo das 08 às 11h e das 13 às 16h30.

Na zona rural seguirá o seguinte cronograma: dia 08/10, na Escola Municipal Paz e Amor; dia 09/10, na Escola Municipal do Brilhante; dia 10/10, na Escola Alvarenga Peixoto e dia 11/10, na Fazenda São Domingos, em todas, das 13 às 16 horas.

Lembrando que o dia D da campanha, será realizado nas unidades de saúde mencionadas, no dia 19 de outubro, das 08 às 16h30.

Saiba mais.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

Não devem receber a vacina:

• Casos suspeitos de sarampo.
  • Gestantes – devem esperar para ser vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se de que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
  • Menores de 6 meses de idade.
  • Imunocomprometidos.