Prefeitura reestrutura a Defesa Civil em Tupaciguara

No dia 27 de setembro, a Prefeitura de Tupaciguara reuniu-se para a estruturação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil no gabinete do prefeito Tenente Carlos, no Centro Administrativo Dr. Enodes de Oliveira.

Participaram os membros do Corpo de Bombeiros, os sargentos Júlio César e Márcio Ramos; representante da Aliança Energia o senhor Frederick Nunes; Guilherme Coelho representante do Consórcio Capim Branco Energética; o Prefeito Tenente Carlos e o Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Serviços Urbanos, Marcelo Godói.

Segundo pesquisas, defesa civil “é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social”.

Na reunião foram discutidas as primeiras etapas de criação do Plano de Ações Emergenciais – P.A.E – para uma resposta imediata nos casos de emergência ou calamidade. Foi levantada a importância dessa regularização da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O Consórcio Capim Branco Energética informou o processo de elaboração do P.A.E., a legislação que regulamenta o setor e as ações propostas para estreitar as ações de interface do P.A.E. com o Plano de Contingência.

Com base nessa questão, a Prefeitura de Tupaciguara se comprometeu em realizar a nomeação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Conselho Municipal. Para a elaboração do Plano de Contingência, com apoio do Corpo de Bombeiros de Araguari, será realizada reunião com o secretariado, para formação do grupo de trabalho e planejamento de elaboração.

“Defesa Civil é de extrema importância para nosso Município, com ela teremos um plano de ações para uma resposta imediata nos casos de emergência ou calamidade. Estamos empenhados para que essa ação aconteça o mais breve possível e que possamos estar prevenidos”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.