Programa de incentivo à Piscicultura em Tupaciguara

Prefeitura entregou licenciamento ambiental para a atividade de piscicultura a dois participantes do Projeto de Incentivo à Piscicultura, numa parceria da Prefeitura de Tupaciguara, através da Secretaria de Turismo e Pesca, Secretaria de Meio Ambiente e EMATER, onde através da agrônoma Cintia Maciel Moreira, visitam propriedades com potencial para desenvolver a atividade de criação de peixes, onde durante a visita, são levantadas características importantes para viabilidade de um projeto de piscicultura, como disponibilidade hídrica, característica do solo, inclinação do terreno, dentre outras

Produtores de peixe receberam nesta quinta-feira, 2, das mãos da prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, o Licenciamento Ambiental. O auxílio à aquisição do licenciamento ambiental é uma das ações do Programa de Incentivo à Piscicultura, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Pesca, tendo nesse caso a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Emater.

O documento foi entregue a dois produtores que participam do Programa de Incentivo à Piscicultura do município, onde de acordo com o Programa, as propriedades são visitadas para o estudo de viabilidade do solo, da inclinação do terreno e da disponibilidade hídrica para verificar a viabilidade da implantação da atividade. “Todos os produtores rurais que produzem ou estão interessados em criar peixes, devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Pesca ou no Meio Ambiente para o cadastro dos interessados”, disse a secretária de Pesca, Rosângela Feldner.

Um estudo da UFU – Universidade Federal de Uberlândia vai ser realizado para conhecer melhor as potencialidades do mercado de peixes no município e por isso é muito importante que os produtores interessados façam o cadastro, que é um pré-requisito da UFU para realizar a pesquisa.

Outra ação do programa é o auxílio da Prefeitura, de forma gratuita, para que os proprietários consigam o licenciamento ambiental para atividade. Esse auxílio é de suma importância, pois a regularização ambiental é uma das dificuldades enfrentadas por quem quer ingressar nesse mercado. Com essa ação é possível garantir uma maior proteção ao meio ambiente e reduzir os custos da atividade.

A reunião teve ainda a participação da secretária municipal de Turismo e Pesca, Rosângela Feldner e da diretora de Meio Ambiente, Daniela Alves Rezende.