Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove blitz educativa sobre 18 de maio

Na tarde de 17 de maio, nas praças Nossa Senhora da Abadia e João de Barros Ferreira, a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu uma blitz educativa sobre a Campanha 18 de maio, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater. Faça Bonito!

Houve um trabalho prévio de conscientização e prevenção realizado pelos equipamentos da assistência social, CRAS e CREAS, envolvendo diálogo com os grupos de convivência e, também, palestras esclarecedoras em escolas públicas do município.

A proposta de incluir a campanha como plano de ação partiu do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, desde então, a assistência social tem mobilizado com apoio da equipe e comunidade local. Uma infância e adolescência bem protegida é responsabilidade de todos nós.

Com muita alegria e ativismo, a campanha encerrou no dia 17 de maio com um pit stop, envolvendo entrega de panfletos, adesivos e breve explicação sobre a campanha para diversos motoristas em dois pontos da cidade. O objetivo maior foi esclarecer e incentivar os canais de denúncia locais e o disk 100, promovendo assim a luta contra abusos e exploração de crianças e adolescentes.

Segundo a organização nacional, “A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha, tornou-se o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes”.