Testes rápidos para diagnóstico do Novo Coronavírus COVID-19 são iniciados em Tupaciguara

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Laboratório Santa Isabel, iniciou os testes rápidos para diagnosticar os pacientes suspeitos para o Novo Coronavírus COVID-19.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o laboratório, está visitando, em casa, aqueles pacientes que apresentaram algum sintoma gripal e procuraram a Unidade Mista de Saúde – Policlínica.

Para a realização dos testes rápidos, o técnico do laboratório coleta uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O IgM é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o IgG é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está, teoricamente, protegida de futuras infecções provocadas pelo vírus. A amostra de sangue é colhida por um furo no dedo.

De acordo com o protocolo e com o laboratório, o ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia. Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus. Por isso, o teste acaba não sendo indicado para detectar a doença precocemente, já que, quando ele for capaz de oferecer um diagnóstico positivo, o paciente já estará com os sintomas há algum tempo.

Segundo a Secretaria de Saúde, uma das dificuldades de realizar os testes é não encontrar os pacientes nos endereços informados ou pelos telefones indicados. Por isso, a Secretaria solicita que, se você teve a notificação preenchida como suspeito para COVID-19 e ainda não foi coletado o material para exame, entre em contato com a secretaria, pelos telefones: 99692-6718 ou 99774-6833 para agendar a visita.