Três grandes momentos marcaram mais um dia de comemoração aos 108 anos de Tupaciguara

Na última sexta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Tupaciguara realizou 03 momentos importantes para o desenvolvimento social do Município que também marcaram as comemorações dos 108 anos de Tupaciguara: as entregas das reformas do CRAS e da Casa Amar, e a visita técnica nas obras de construção das 116 unidades habitacionais.

O primeiro evento foi no Centro de Referência de Assistência Social. A reforma foi possibilitada por meio de incremento financeiro ofertado no ano de 2018, do governo federal para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com vistas à estruturação da rede, com incentivo financeiro no valor de R$53.407,27. A presente obra se justificou pela necessidade de adaptações e reformas no prédio do CRAS para melhor atendimento ao público frequentador e melhores condições de desenvolvimento dos serviços ali prestados.

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. Em Tupaciguara, está localizado no bairro Nova Esperança e possui um anexo no bairro Morada Nova, visando abranger toda a cidade. Nesse equipamento, oferecemos os serviços de Assistência Social da Proteção Básica, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

No período da tarde, foi entregue a reforma do Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes – AMAR. Ela dá ao abrigo provisório as devidas condições de acessibilidade e conforto às crianças e adolescentes abrigados no local. O reparo ainda traz maior conforto e condições para os cuidados essenciais para um público provisoriamente protegido na instituição. A reforma do Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes – AMAR – envolveu recurso advindo do Governo Estadual, por meio do Programa Rede Cuidar, que ofertou incentivo financeiro no valor de R$30.000,00, utilizado para aquisição de materiais necessários e a contrapartida da Prefeitura de Tupaciguara se deu por meio da mão de obra.

E por fim, foi realizada uma visita técnica na construção das 116 unidades habitacionais do Residencial Parque dos Bem-te-vis. Essa visita técnica serviu para verificar in loco o adiantamento das 116 unidades habitacionais e o Prefeito Tenente Carlos conduziu essa visita que foi registrada. O município de Tupaciguara foi selecionado em meio a centenas de municípios (proponentes) e foi contemplado e habilitado a participar do programa através de uma portaria do então Ministério das Cidades, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional. Em 2019, foi realizado o sorteio dos beneficiários e iniciaram-se as obras das unidades. A próxima etapa, após análise da caixa, compreende a execução do Projeto Técnico-Social.

“Mais um dia de muitas realizações. Em comemoração aos 108 anos de Tupaciguara, realizamos nessa sexta-feira, 28 de junho, 03 eventos: a entrega da reforma do CRAS, a entrega das melhorias da Casa Amar e a visita técnica à construção das 116 unidades habitacionais do Residencial Parque dos Bem-te-vis. Agradecemos em especial a presença da Deputada Federal Greyce Elias, da Juíza de Direito Danielle Louise, dos vereadores (Agostinho, Prof. Dalmo, Antônio Marques), dos secretários e servidores municipais, pois a união de todos os esforços fazem com que Tupaciguara possa continuar a desenvolver-se e melhorar”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.