Tupaciguara discute Plano Decenal da Educação

Durante a última sexta-feira (24), profissionais da educação e poderes públicos se reuniram no Auditório da Prefeitura de Tupaciguara, para discutir as metas e estratégias propostas para o Plano Municipal de Educação, na construção do Plano Decenal 2015-2025.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes e puderam participar com sugestões e propostas, da audiência que teve inicio às 8h.

A construção deste plano é uma exigência constitucional a partir de 2009 e deve estar em consonância com o Plano Nacional aprovado através da Lei 13.005 de 25 de junho de 2014.

A audiência foi objetivada em apresentar informações gerais e identificar aspectos relevantes sobre o Plano Municipal de Educação, abrir oportunidades para encaminhamento dos pleitos e sugestões, recolher subsídios, conhecimentos, e informações para o plano municipal de educação e dar ampla publicidade e transparência ao PME.

Desde julho de 2014, uma equipe coordenada pela professora Quênia Lourenço, está trabalhando na construção do plano. A primeira fase, foi a do diagnóstico da educação, que segundo Quênia foi bem difícil, dada a complexidade e excesso de informações coletadas. A fase final contempla a audiência, onde toda a sociedade discute e aponta os novos rumos para a educação no município.

O Coral “Canções do Saber” da Escola Estadual Clertan Moreira do Vale, abriu as atividades apresentando lindas músicas, deixando uma mensagem final de que: “É preciso saber viver”, entoando a música gravada pela Banda Titãs.

Após a fala da prefeita municipal, Edilamar Novais Borges, e da secretária municipal de Educação, Mirian Lúcia, a professora Quênia Cardoso fez a apresentação do trabalho realizado pela comissão técnica, apresentando as metas do Plano Municipal da Educação.

As discussões das metas e estratégias, bem como a plenária ficaram para o período da tarde. O Evento se encerrou as 17 horas.