Tupaciguara fortalece ações em prol das gestantes

Promover saúde e qualidade de vida. Esse é o principal objetivo da Prefeitura de Tupaciguara, por intermédio das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem no Programa Saúde da Família, e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o suporte necessário para que milhares de famílias possam ter qualidade de vida através da prevenção.

Segundo a coordenadora do NASF e dos PSFs, Polyana Machado, além dos grupos de hipertensos e diabéticos, outro grupo que tem tido um trabalho especial com bons resultados, é o grupo de gestantes. “Elas participam de reuniões mensais e a cada reunião além do acompanhamento de como está o desenvolvimento da gravidez, assistem a palestras e recebem orientações diversas para uma boa gestação”, disse.

De acordo com a coordenadora do PSF São Cristóvão, Janaina Lemos, em abril, em reunião realizada no dia 23, no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, as futuras mamães assistiram a uma importante palestra, proferida pela médica, Dra. Simone, que falou sobre as transformações na gestação, onde participaram 35 gestantes. “As futuras mamães devem estar preparadas para as transformações do corpo, além de outras mudanças que acontece na vida de uma gestante”, comentou Janaina.

Vale ressaltar que as gestantes que participam efetivamente do Programa, cujas reuniões são mensais, recebem ao final do mesmo um Kit. A próximo reunião acontece no dia 28/05 no CRAS, a partir das 14h.