Tupaciguara recebe o Projeto Futebol Solidário contra a Fome

Na tarde de sábado, 21 de abril, o Município de Tupaciguara recebeu a edição do Futebol Solidário contra a Fome, na Associação Atlética União da Granja, com a presença das estrelas Túlio Maravilha e Amaral, ex-botafogo e ex-palmeiras respectivamente.

O evento foi organizado pelo Projeto Solidário contra a Fome, idealizador -Edmar Lopes, e contou com o apoio da Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude, e de parceiros da cidade.

A festa teve início com o convite das autoridades presentes, o Prefeito Tenente Carlos, o Vice-Prefeito Dr. Lauro Júnior, o Deputado Federal Tenente Lúcio, Edmar Lopes, idealizador do projeto, o Secretário de Esportes Lucas Prudente, o Secretário de Governo Carlos Júnior, os vereadores Fernando do Vale (Sorriso), Ivo Fonseca e Agostinho Vicente.

Os pavilhões, para execução do Hino Nacional, foram perfilados pelos alunos do projeto Associação Atlética Tupaciguarense – A.A.T.

O time de Tupaciguara contou com a presença de ex-jogadores e representantes do Município: goleiros – Suzano, Marquinho e Fernandinho, na linha: Cal, Dutra, Valdo, Analdo, Braz, PC, Henrique, Dinamilton, Tomezinho, Juninho Brilhante, Ademir Açores, Osmar Galé, Bolacha, Solemar, Lucas, Murilo, Josué, José Humberto, Cabo Cleuber, Edinho Frango e contou com os técnicos Júnior e Fernando.

Já a equipe das estrelas contou com os goleiros – Josafá e Roger, e, na linha, com José Júnior, Elivan, Brilhante, Parafuso, Bagunça, Coco, Edvaldo Zé Pretim, Eduardinho, Haender Maurinho, Juliano Esquerdinha, João Santos, César Mecânico, Claúdio Faia, Márcio Ramos, Negrete, Marquim, Thiagão, Fabinho, e as estrelas Túlio Maravilha, ex-Botafogo, e Amaral, ex-Palmeiras.

Após as falas das autoridades, foram feitas as homenagens e os agradecimentos aos ex-atletas tupaciguarenses de futebol pela sua atuação relevante em gramados regionais e brasileiros. Entre eles: Ademir Açores, Analdo, Bagunça, Braz, Cal, Chem, Coco, Dinamilton, Donizete cabeça, Dutra, Edinho do Frango, Edvaldo Zé Pretim, Elivan, Felipe Bolacha, Henrique Cerrote, João, Josafá, José Júnior, Juninho do Brilhante, Juliano Esquerdinha, Luiz Antônio, Marcelo Brilhante, Marquinho Goleiro, Mizael, Murilo Godoi, Osmar Galé, Parafuso, Paulo Alves, Paulo César Cruvinel, Solemar, Suzano, Tomezinho, Valdo, Wisner e Zoinho.

A partida de futebol terminou empatada em 4 a 4, sendo marcados os gols: para Tupaciguara, o secretário de Esportes Lucas (20) marcou 3 e Braz (9). E pela equipe das Estrelas, Túlio Maravilha (7) marcou 2 gols, Eduardo (20), e Thiagão (21).

Túlio Humberto Pereira Costa, mais conhecido como Túlio Maravilha, é comentarista de futebol, futebolista, que atua como atacante, e ex-político brasileiro. Atualmente defende o Atlético Carioca. Foi três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A (1989, 1994 e 1995) e marcou mais de mil gols por sua carreira. “Estou muito feliz por ter vindo a Tupaciguara, pela primeira vez, e receber o carinho dos torcedores de vários times. Parabenizo a todos da organização, estou muito feliz e espero voltar mais vezes e que esse evento possa ser calendário fixo para Tupaciguara e que possa fazer mais eventos como este e atrair ex-atletas que deram muitas alegrias para todos os jogadores. Deixo minha mensagem para as crianças que pretendem seguir carreira: a primeira coisa é respeitar seus pais e acreditar nos seus sonhos, e, ao mesmo tempo, precisam estudar, pois esporte e educação devem andar juntos, são as duas maiores ferramentas de inclusão social para esses futuros jovens brilhantes jogadores”, afirma o ex-Botafogo Túlio Maravilha.

Alexandre da Silva Mariano, mais conhecido como Amaral, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Jogou pela Seleção Brasileira entre 1995 e 1996, incluindo a participação nos Jogos Olímpicos de 1996. Amaral ressaltou a importância do evento, agradecendo a organização e a Deus, “É muito importante a realização deste evento, gostaria de agradecer a toda a organização e a Deus, pois se quisermos fazer nosso Brasil diferente, precisamos de atitudes como essa, se todos tivessem essas atitudes, nosso país seria outro”, ressalva o ex-Palmeiras Amaral.

O Deputado Federal Tenente Lúcio destacou e ressaltou o brilhantismo do ex-Botafogo Túlio Maravilha: “Túlio é um ídolo de todos nós brasileiros e um ídolo internacional. Eu só sei falar de três pessoas que ultrapassaram a barreira dos mil gols, Pelé, Túlio e Romário. Então, Túlio, você é um campeão e trouxe muita alegria e traz ainda para todos os brasileiros. Gostaria de parabenizar os organizadores, ao Edmar Pires pela dedicação, e à Prefeitura, em nome do Tenente Carlos, nosso prefeito, e ao vice-prefeito, dr. Lauro Júnior, que apoiaram a realização deste evento de suma importância e relevância”, afirma o Deputado Federal Tenente Lúcio.

O Prefeito Tenente Carlos destacou a importância do evento: “No primeiro momento, é a valorização deste esporte que é o futebol e, além do divertimento, prestigiamos grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles o Túlio Maravilha e o Amaral. Além da valorização do esporte e da presença das estrelas, tivemos o lado social do evento, quando a entrada eram dois quilos de alimentos e a organização me informou que foram arrecadados cerca de 1.500 (mil e quinhentos) quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para as famílias carentes e instituições, por meio da Maçonaria Ação e Trabalho, conforme estabelecido pela organização. Gostaria de agradecer a presença do Deputado Federal Tenente Lúcio no evento. Um parte muito importante foi a homenagem que fizemos aos ex-atletas tupaciguarenses que se destacaram em campo, tanto na região quanto por todo o Brasil. Foram mais de 30 homenageados e parabenizo a Secretaria de Esporte por esse momento de extrema importância para o Município”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.