Vacinação contra raiva animal se inicia nesta segunda-feira (07)

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Vigilância Sanitária/Centro de Controle de Zoonoses, iniciou, hoje dia 07 de agosto, segunda-feira, a vacinação contra a raiva animal na zona urbana em diferentes postos de vacinação.

De acordo com o Centro de Zoonoses, a vacinação é destinada aos cães e gatos acima de 03 (três) meses. A campanha será do dia 07 a 13 de agosto, sendo o dia 13 considerado o dia D de combate à Raiva.

Na segunda-feira, 07, os pontos serão na praça do Rosário, no SESI Minas e na Igreja Santa Luzia. Na terça-feira, 08, a vacinação será na av. Francisco Menezes Borges (tenda), na praça Rio Branco e na Igreja São Cristóvão.  Já na quarta-feira, 09, será na praça Lions Clube, praça Ver. Major Quintiliano J. Siqueira (Praça do Peão) e praça João de Barros Ferreira. No dia 10, será na praça Tancredo Neves (Policlínica), praça da Liberdade e E. M. Francisco F. B. Sobrinho.

Já no dia 11 de agosto, a vacinação será na praça do Progresso (Terminal Rodoviário). No dia 12, acontecerá na praça Nossa Senhora da Abadia, na E. M. Maria Conceição Borges e no conjunto habitacional do Nova Esperança. O dia D de combate à raiva, 13 de agosto, domingo, a vacinação será na Escola Municipal Maria Conceição Borges, na Praça Nossa Senhora da Abadia, na Praça João de Barros Ferreira e no SESI Minas.

A zona rural de Tupaciguara já recebeu a atenção do Centro de Controle de Zoonoses de 11 a 29 de julho, vacinando 1870 animais, entre cães e gatos, rodando mais de 2700 quilômetros.

Segundo pesquisas, a raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.