Prefeitura realiza o encerramento de mais uma etapa do PNAIC 2018

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o encerramento da etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, (PNAIC) 2017/2018, com a certificação dos profissionais que enviaram vídeos sobre as vivências apresentadas no estudo do PNAIC, contextualizando uma proposta de educação de qualidade.

A solenidade foi realizada no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, no último dia 29 de maio, com a presença de várias autoridades, entre elas: Tenente Carlos Alves – Prefeito Municipal de Tupaciguara; Dr. Lauro Pereira Cabral Júnior – Vice-prefeito Municipal de Tupaciguara; Mara Elisa Rosa, representando Jakes Paulo Félix – Superintende Regional de Ensino; Priscilla Andrade Faria Cabral – Secretária Municipal de Educação; Sandra Aparecida Giroldo Modos – Coordenadora Regional do PNAIC; Claudia Cristina Nogueira dos Santos – Coordenadora Local do PNAIC; Juliana Arcanjo de Oliveira – Formadora Local do eixo: Educação Infantil; Marlene Amaral de Faria – Formadora Local do eixo: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Lígia de Almeida Gomes Ribeiro – Formadora Local do eixo: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Odete Segatel – Formadora Local do eixo: Novo Mais Educação; secretários municipais e todos os diretores de escolas e coordenadores.

Após a composição da mesa de autoridades, todos os presentes assistiram a um vídeo do Coral Municipal de Tupaciguara “Sons e Canções”, sob a coordenação da professora Adalígia e do músico Tunico. E em seguida uma apresentação de ambos os músicos.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Municipal da Educação (PME), é um compromisso formal assumido pelos governos Federal , do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo  até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Como educadora, compreendo que a formação continuada de professores é pressuposto de excelência do ensino e, como tal, garantia de um futuro no qual a sociedade possa contar com indivíduos letrados e proativos. Coordenar uma etapa do PNAIC, em que tivemos a interação entre as redes de ensino municipal e estadual, foi muito gratificante. A troca de experiência foi ampla e o ganho pessoal e profissional imensurável. Parabenizo e agradeço ao prefeito, à secretária de educação, às formadoras locais e a cada um dos cursistas. Educação se faz com compromisso, conhecimento e interação!”, enfatiza a coordenadora local do PNAIC, Claudia Cristina.

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, o Ministério da Educação, a UNDIME e a Universidade Federal de Uberlândia se envolveram na produção de conhecimento da área de alfabetizadores com o objetivo de se conseguir cada vez mais ampliar o acesso e a qualidade da alfabetização, por meio da formação continuada de professores.

A formação do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizada de novembro/2017 a maio/2018, totalizando uma carga horária de 100 horas de atividades presenciais e em serviço para os eixos da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Programa Novo Mais Educação. No total, foram realizados oito encontros presenciais, todos realizados na Escola Municipal Francisco Lourenço Borges.

Todos os profissionais, que enviaram os vídeos, receberam a certificação de reconhecimento pelas boas práticas desenvolvidas, mas foram selecionados, por equipe avaliadora, 04 vídeos de destaque, um da turma da Educação Infantil, dois dos anos iniciais (um da rede municipal e outro da rede estadual) e um do Programa Novo Mais Educação. Ressalta-se que foram observados os seguintes critérios: contextualização, interação, ludicidade e práticas de numeramento, letramento no processo de alfabetização.

Foram premiadas: do Programa Novo Mais Educação (Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho), Ana Maria Diniz Oliveira; dos Anos Iniciais – Rede Estadual (Escola Estadual Clertan Moreira do Vale), Olímpia Mendes da Silva; dos Anos Iniciais – Rede Municipal (Escola Municipal Francisco Lourenço Borges), Eneide Martins Gonçalves e Educação Infantil (Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho), Cristina Dias de Oliveira.

Os presentes assistiram a uma apresentação do grupo de dança “Baillare”, e, após, uma palestra com o pedagogo e matemático Ronaldo Alves dos Santos. A exposição do palestrante ressaltou a importância do processo da afetividade, da interdisciplinaridade e da subjetividade para o processo de alfabetização. Segundo o formador, é preciso conhecer o aluno e valorizá-lo para que o processo seja completo. As rotinas de trabalho devem ser planejadas sistematicamente e, ainda, o professor deve realizar avaliações diagnósticas periodicamente.

“A formação continuada de professores como política pública é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito à experiência adquirida e no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida”, destaca a Secretária de Educação, Priscilla Andrade.

“Agradeço a toda equipe da Secretaria de Educação, à Secretária Priscilla Andrade, à coordenadora local do programa Claudia Cristina Nogueira dos Santos e às formadoras Juliana Arcanjo de Oliveira, da Educação Infantil, Lígia de Almeida Gomes Ribeiro, Marlene Amaral de Faria, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Odete Segatel, do Programa Novo Mais Educação, pois o município finaliza com sucesso mais esta etapa do PNAIC. Agradeço ainda ao superintendente Jakes Paulo Félix, pela parceria e à coordenadora regional do PNAIC, Sandra Aparecida Giroldo Modos. A interação entre as redes de ensino estadual e municipal muito enriqueceu este processo de formação. Atribuo o grande mérito do pacto, sem dúvida alguma, ao processo de formação continuada, às reflexões das práticas docentes e ao compartilhamento de experiências de sucesso, que tanto enriquecem a educação em nosso município”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.