Com apoio total da Prefeitura de Tupaciguara aconteceu a XXXI FEMUART

Durante três dias de apresentações, movimentos e produções, a Praça João de Barros Ferreira, no centro da cidade, foi o palco da XXXI Feira Municipal de Artesanato de Tupaciguara – FEMUART, entre os dias 29 a 31 de agosto. A organização foi da Associação de Artesãos de Tupaciguara – ASSOART – com apoio da Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Junto com a realização da 31ª Feira Municipal de Artesanato de Tupaciguara – FEMUART – o Município recebeu a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema “Culinária e Patrimônio”. A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) desde 2009.

Destaca-se que, durante os três dias de eventos, houve várias atrações, shows, comercialização de artesanatos, praça de alimentação, apresentações, banda municipal, estandes com vários e diferentes produtos.

O início da feira ocorreu no dia 29, destacando-se o desfile da Boneca e Rainha Femuart 2019, sendo escolhidas: Boneca (1º lugar): Júlia Fernandes Borges, 1ª Boneca (2º lugar): Emanuelly Mendes da Silva, 2ª Boneca (3º Lugar): Anna Vitória da Silva; Rainha (1º lugar): Joana Carolina Stort L. da Cruz, 1ª Princesa (2º lugar): Sthefany Vitoria Fernandes Teixeira, 2ª Princesa (3º Lugar): Adryanne Silveira Rocha.

Nesta noite, a Associação de Artesãos de Tupaciguara – ASSOART, e a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, fizeram a entrega de placas de homenagens, agradecendo o trabalho em prol de nosso artesanato ao longo dos anos para Maria Lídia Soriano, Jarbas de Souza Júnior, Luiz Carlos Bertinoti Cicuto, Leonel Martins de Araújo, Adna Martins, Túlio de Oliveira Silva, Elizethe Gonçalves de Oliveira, Leniana Alves de Castro, Edir Ferreira da Silva, Gilma Aparecida Nascimento da Sila, Elam Fonseca, Dalila Fedrigo, Maristela Feldner de Barros Cunha, Mirian Pereira Costa e Geni Dias de Oliveira.

Na quinta-feira, aconteceu a apresentação do Coral Municipal Sons e Canções, apresentação da Banda Municipal José da Cruz Badega, e show com Paulo Mendes e Tony Carlos e os djs Daniel e Lipe.

Na sexta-feira, 30, tivemos apresentação da Banda Municipal, da Folia de Reis “Caminhando para Belém”, show com Mariana Motta e Felipe e Bernardo e, encerrando a noite, os djs Daniel e Lipe.

Já no sábado, a programação iniciou-se mais cedo, às 14 horas, com roda de conversa com dicas domésticas sobre higienização e minicurso de derivados do leite, com a professora Abadia Braga. À noite tivemos as apresentações do Terno de Congado Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da Banda Municipal, do grupo de Dança Baillare, e show com Muryell Martins e banda, além dos djs Daniel e Lipe.

Em todos os dias, além das apresentações, a Femuart contou com uma praça de alimentação dos feirantes da Feirinha Gastronômica, e com estandes com peças de artesanato local para comercialização. No coreto da praça, das 18 às 22 horas, tivemos tecelagem ao vivo, do Centro de Tecelagem Fios do Cerrado, Fundação Cultural e Assistencial Filadélfia.

“Mais um ano de total sucesso a Feira Municipal de Artesanato de Tupaciguara. Parabenizamos à Associação de Artesãos de Tupaciguara – ASSOART -, a responsável pela realização do evento, e dela cumprimentamos a sua presidente, Dorcilene Marques, pelo trabalho realizado e a todos os artesãos que estiveram na festa, comercializando seus trabalhos nas barracas. A Prefeitura de Tupaciguara, dentro das suas possibilidades, esteve empenhada para que essa festa fosse realizada com o sucesso que ocorreu. Parabenizamos a Secretaria Municipal de Cultura pelo envolvimento no apoio, na pessoa da secretária Maria Rezende, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelo apoio à Feirinha Gastronômica, na pessoa do secretário Walter Júnior, presente no evento, e as Secretarias Municipais de Obras, secretária Daisy Paim, e de Meio Ambiente, secretário Marcelo Godói, pela estruturação e limpeza de todo o espaço, e a todos os servidores da municipalidade que desempenharam seus trabalhos para que o sucesso fosse atingindo. A Prefeitura buscará sempre apoiar os eventos em Tupaciguara, para que a economia do local se movimente e que todos tenham lazer para poder curtir, ali estando presentes”, afirma o prefeito Tenente Carlos.