Dia D de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite ocorreu em todas as unidades de saúde

Faltam apenas 10 dias para o término da Campanha Nacional

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 18 de agosto, o Dia D de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite. Uma campanha nacional em que todas as Unidades Básicas de Saúde (PSFs) estiveram abertas, recebendo crianças de 1 ano a menores de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias).

O objetivo da campanha contra o sarampo e a poliomielite é captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a presente data, já foram aplicadas 734 doses de sarampo, tendo cobertura de 68 % do público alvo de 1086 crianças, e 710 doses de poliomielite, 65 % de 1086 crianças. Em relação às crianças de um ano, a cobertura quase foi findada: do Sarampo foram aplicadas 214 doses do público de 221, ou seja 97%, e da Poliomielite, 190 doses, 86% de cobertura.

A Secretaria de Saúde ressalta que a cobertura do público até 49 anos será feita em setembro, conforme orientação da Superintendência Regional de Saúde e a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deverá ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. População em geral, entre 30 e 49 anos, deve tomar apenas 1 dose.  Ressalta-se que a campanha nacional indiscriminada é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos. Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não saibam.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou-se no dia 06 de agosto e vai até o dia 31 de agosto. Se você é familiar do grupo prioritário, procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se. A Secretaria de Saúde reforça que as crianças de 2 anos a menores de 5, ainda estão com a cobertura baixa e solicita aos pais que as levem à unidade de saúde mais próxima para vacinarem suas crianças.