Prefeita sanciona Plano Municipal de Educação

PrefeitaSancionaLeiPME-22Jun2015A prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges assinou, nesta segunda-feira, 22, a Lei que aprova o Plano Municipal de Educação de Tupaciguara.

Desde julho de 2014, uma equipe coordenada pela professora Quênia Cardoso, está trabalhando na construção do plano.

A primeira fase, foi a do diagnóstico da educação, que segundo Quênia foi bem difícil, dada a complexidade dos temas e dificuldade na coleta de informações. A fase final contemplou a audiência, onde toda a sociedade discutiu e apontou os novos rumos para a educação no município.

De forma democrática, através de encontros, debates e Audiência Pública, profissionais da educação e poderes públicos estiveram reunidos para discutir as metas e estratégias propostas para o Plano.

As discussões para elaboração do plano iniciaram-se em abril deste ano e na última sexta-feira (19), teve a aprovação da Câmara Municipal.

Vale ressaltar que o município de Tupaciguara foi um dos primeiros do Estado de Minas a concluir o plano e que a Lei que o autoriza já poderia ter sido sancionada antes, uma vez que, foi encaminhada para a Câmara no mês de maio.

O prazo para conclusão dos planos municipais em todo o Brasil é junho de 2015, sendo esta uma exigência do Governo Federal. “Tudo foi no tempo certo, disse Miriam, acredito que toda discussao é bem vinda e sempre acrescenta algo bom. Os professores quiseram mais tempo para avaliar o plano junto com a Câmara e isso foi muito positivo, pois puderam entender melhor a sua importancia para os próximos dez anos, finalizou a Secretária de Educação.