Prefeitura adere a Campanha Dezembro Vermelho

A Lei Federal nº 13.504, de 07 de novembro de 2017, instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. A prefeitura de Tupaciguara adere à campanha com o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

A campanha será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e das demais infecções sexualmente transmissíveis.

Conforme a lei federal, a campanha promoverá a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; promoção de palestras e atividades educativas;  veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos.

De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a taxa de infectados explodiu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 a 19 anos, com variação de 187,5%; de 20 a 24 anos, com alta de 108%, e entre 25 a 29 anos, com aumento de 21%. Além disso, há uma percepção entre os jovens de que a doença não é um problema.

“Estaremos buscando parcerias para desenvolver palestras, mutirões e afins para promovermos a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, além de conscientizar sobre o uso de preservativos nas relações sexuais, evitando-se assim a transmissão de doenças. Nossa Secretaria Municipal de Saúde estará divulgando todas as ações decorrentes do mês Dezembro Vermelho e assim buscando a conscientização e prevenção de todos”, destaca o Prefeito Tenente Carlos.