Prefeitura participa de reunião sobre o início do Samu na região

A convite do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), a Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou, em Uberlândia, de uma reunião entre os prefeitos dos municípios consorciados, secretários municipais de Saúde, no último dia 29 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB).

A reunião contou com a presença do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que, segundo a organização, reforçará o processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região do Triângulo Norte e ele defendeu o funcionamento do sistema, “O projeto está muito consistente. Não tenho responsabilidade para isso e não sou o gestor, mas pelo que eu vi no projeto, está tudo pronto para começar e definir prazo de implantação”, enfatiza o ex-ministro.

De acordo com a organização, Alexandre Padilha foi chamado como consultor pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri) para auxiliar na implantação do serviço e nas alterações no projeto original. Com a não participação do Município de Uberlândia no Cistri, o plano de trabalho teve que ser alterado, o que inclui as planilhas de custeio e toda a negociação com o Estado. “Isso em nenhum momento é impeditivo para o Samu regional. Vários Samus regionais iniciaram sem todos os municípios da região participando. Mas acredito que com o tempo Uberlândia irá participar”, destaca.

Participou da reunião o diretor administrativo do HC, Adenilson Lima da Silva, que enfatiza que o hospital continua desempenhando o seu papel enquanto porta de entrada para a alta complexidade de pacientes de Uberlândia e região. “Nós apenas reforçamos a necessidade de que a rede de urgência e emergência seja realmente implantada e os municípios do entorno sejam estruturados”, comenta. Segundo avalia, a direção do hospital entende que o incremento das ações para ampliar o número de leitos deveria ser prioridade. “Se o plano de ação anteceder a instalação do transporte sanitário, nosso entendimento é que o benefício para a população é maior”, completou.

Representando o município de Tupaciguara, esteve presente, a Secretária Municipal de Saúde, Mariana Leão, a qual representou também o Prefeito Tenente Carlos. “Estamos empenhados em resolver essa situação do Samu o mais breve possível. Precisamos de equipes bem preparadas para atender nossos munícipes e assim dar mais conforto e qualidade de vida para todos que necessitam desse atendimento. Solicitei à secretária de saúde, Mariana Leão, que me representasse na reunião do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), em Uberlândia, a fim de mantermos laços com todos os municípios consorciados e juntos organizarmos as pendências e buscarmos as soluções para que a saúde pública da região tenha mais qualidade e mais desenvolvimento”, afirma o Prefeito Tenente Carlos.