Prefeitura de Tupaciguara adere à Campanha Educativa Nacional sobre o trânsito “Maio Amarelo”

A prefeitura de Tupaciguara, por meio das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes e de Saúde,  adere à Campanha Educativa Nacional sobre a Educação e Segurança no Trânsito em Tupaciguara “Maio Amarelo”, com o tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. Serão desenvolvidas ações de conscientização em pit stops, bem como distribuição de folders durante o mês de maio.

O objetivo da campanha, embasada na campanha Maio Amarelo, é a conscientização de toda a população quanto ao uso do celular ao volante, uso de bebidas alcoólicas e o volante, o respeito à sinalização de trânsito, o respeito aos ciclistas que usam a ciclovia e aos pedestres que atravessam as faixas destinadas a eles, além de fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

A campanha, desse ano, teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia.

Segundo a organização do movimento nacional Maio Amarelo, “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas”.

“Assim como aderimos nos anos anteriores à Campanha Nacional Educativa no trânsito, estamos novamente aderindo à campanha que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Será como um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. A Campanha Educativa sobre Segurança e Educação no Trânsito terá distribuição de folders em breve, e várias ações em conjunto com a Polícia Militar”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.