Prefeitura de Tupaciguara entrega a conclusão das obras das 116 unidades habitacionais do Residencial Parque dos Bem-te-vis

No dia 29 de dezembro, a Prefeitura de Tupaciguara fez a entrega da conclusão das obras das 116 unidades habitacionais do residencial Parque dos Bem-te-vis, em solenidade com a presença de autoridades locais e regionais.
No final de 2017, o então Ministério das Cidades realizou a seleção de propostas para aquisição de imóveis com recursos advindos da integralização de cotas no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), por meio da portaria nº 596, de 25 de setembro de 2018, e Tupaciguara foi contemplada com a construção de 116 casas.
O município de Tupaciguara foi selecionado em meio a centenas de municípios (proponentes) e foi contemplado e habilitado a participar do programa através de uma portaria do então Ministério das Cidades, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional.
Em 2019, foi realizado o sorteio dos beneficiários e iniciaram-se as obras das unidades. Está sendo executado o Projeto Técnico-Social, em que os beneficiários estão sendo atendidos pelo planejamento de Equipe Técnica e reuniões periódicas, visando preparar os moradores para que conquistem autonomia e conhecimento no sentido de exercerem papel de cidadãos ativos no bairro que passarão a ocupar como moradores, além do fortalecendo do vínculo entre eles e o território. Desse modo, espera-se viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços.
Pela lei nº 3063, de 16 de outubro de 2020, fica denominado “Conjunto Habitacional Waldemar Rodrigues de Paula” o empreendimento habitacional localizado no Parque dos Bem-Te-Vis, no Município de Tupaciguara/MG. Waldemar Rodrigues de Paula, conhecido como o “seu” Waldemar da Construtora, filho de Eucresina Maria de Jesus e Francisco Rodrigues de Paula, nasceu na região do Douradinho, em Tupaciguara, no ano de 1926. Ainda muito jovem ficou órfão, tomando para si a responsabilidade pelos estudos e pela formação dos seus quatro irmãos.
Trabalhou desde cedo na fazenda da família, tendo conhecido, próximo dali, aquela que seria a sua companheira por toda a vida, Helenita Rodrigues da Silva, a dona Nita. Teve com Nita quatro filhos: Sônia, Tânia, Vânia e Gilmar. Ao lado deles, construiu uma vida honesta, amorosa e de muito trabalho. Foi nesta cidade, ao lado de seu já falecido irmão Amador, que eles tiveram a ideia que iria transformar suas vidas. Waldemar retornou a Tupaciguara, nos idos de 1954, para inaugurar uma loja de materiais para construção. “A Construtora” abriu suas portas na rua mais movimentada da época: a Coronel Joaquim Mendes. Foram abertas filiais em Uberlândia e Goiânia. De “A Construtora” derivou a Companhia Construtora Vale do Paranaíba (Covap) que teve ramificações em Minas, Goiás, Mato Grosso e Pará. Quando a sociedade dos irmãos se desfez, na década de 80, a loja continuou prosperando em Tupaciguara, agora na Rua Rodrigo do Vale. Ao longo de seus mais de 50 anos de funcionamento, tornou-se difícil encontrar um cidadão que tenha reformado ou construído sua casa, em Tupaciguara, sem utilizar os serviços de “A Construtora”. Mesmo com o falecimento de Waldemar, em 1994, a loja ainda se manteve aberta por mais de uma década. Desta vez, sob a direção dos filhos e netas.