Prefeitura de Tupaciguara entrega Academia ao Ar Livre no Bairro Paineiras

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude, entregou, no dia 13 de novembro, uma Academia ao Ar Livre na Praça Liberdade, no bairro Paineiras.

A academia ao ar livre recebeu o nome de Firmo Alves Ribeiro, morador da localidade que desempenhou importante papel para a cultura local. Os instrumentos da academia foram solicitados pelo vereador Prof. Dalmo Santana ao deputado estadual Elismar Prado.

Nascido em Sacramento/MG, Firmo mudou-se para Tupaciguara quando ainda jovem; em meados de 1930, trabalhou em várias fazendas na região. Casou- se com Anesília Gomes de Oliveira com que constituiu uma família com 13 filhos, 40 netos e 50 bisnetos. Firmo veio de uma família humilde e criou seus filhos trabalhando em fazendas e, quando veio para a cidade, trabalhava como carroceiro. Firmo e Anesília fundaram a tradicional festa da cidade de Folia de Reis que é realizada há mais de 70 anos em nosso município.

“As Academias ao Ar Livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos, tais como praças, parques e complexos esportivos, com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população de forma gratuita. São voltadas para a utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos)”.

No atual cenário mundial, o sedentarismo é considerado uma demanda de saúde pública que sugere que o poder público desenvolva programas de promoção da saúde com foco na diminuição dos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, tais como hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso e obesidade, estresse, e de fomento à adoção de estilos de vida mais saudáveis pela população.

“Gostaria de agradecer, em nome da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude, a gestão municipal pelo compromisso de realizar políticas públicas por meio de projetos sociais para que todos possam usufruir desses equipamentos instalados em praça pública e, da melhor forma possível, estimulando a saúde, a alegria e a paz”, afirma o Secretário de Esportes, Lucas Prudente.

“Agradecemos a Deus sempre pelas conquistas. A academia foi instalada graças ao empenho do vereador Dalmo junto ao deputado estadual Elismar Prado, que conseguiu a liberação desta na Secretaria de Estado de Esportes e assim garantirá a prática de exercícios primordiais para uma qualidade de vida melhor e uma disposição para a realização de diversas atividades”, finaliza o Prefeito Tenente Carlos.

Estiveram presentes filhos, netos, bisnetos de Firmo Alves Ribeiro; o vereador Prof. Dalmo Salviano Santana; o Secretário de Esportes, Lucas Prudente; secretários municipais, servidores municipais, e o Prefeito Tenente Carlos.